Sobreviventes e vítima
Categoria | Pessoas a Bordo | Número de Sobreviventes | Percentual de Sobreviventes | Número de Mortos | Percentual de Mortes |
---|---|---|---|---|---|
Primeira Classe | 329 | 199 | 60,5 % | 130 | 39,5 % |
Segunda Classe | 285 | 119 | 41,7 % | 166 | 58,3 % |
Terceira Classe | 710 | 174 | 24,5 % | 536 | 75,5 % |
Tripulação | 899 | 214 | 23,8 % | 685 | 76,2 % |
Total | 2 223 | 706 | 31,8 % | 1 517 | 68,2 % |
Um dos dois botes desmontáveis cheio de sobreviventes |
Dos botes, os passageiros assistem às sombras do navio afundado para sempre no meio de milhares de gritos de pavor e pânico. Mais de 1 500 pessoas estavam agora lançadas à água congelante. Após a popa desaparecer, alguns segundos de silêncio são seguidos por uma fina névoa branca acinzentada sobre o local do naufrágio. Esta névoa foi provocada pela fuligem do carvão e pelo vapor que ainda havia no interior do navio. O silêncio que parecia imenso deu lugar a uma infinita gritaria por pedidos de socorro. Os que não morreram durante o naufrágio agora lutavam para se manter vivos nas águas, tentando agarrar qualquer coisa que boiasse, como portas ou tábuas. Aos passageiros dos botes não restava nada a fazer a não ser esperar passivamente por socorro. Mas um bote não se limitou esperar. O bote número 14 comandado pelo Quinto Oficial Harold Lowe aproximou-se de outro, transferiu os seus passageiros e retornou ao local do naufrágio para recolher alguns possíveis sobreviventes. Praticamente todos já haviam morrido de hipotermia. Apenas 6 pessoas foram resgatadas ainda com vida.
Às 4h10, de 15 de Abril de 1912, o navio Carpathia resgata o primeiro bote salva-vidas. No local, apenas duas dezenas de botes flutuando dispersos entre os destroços. Assim que os primeiros raios de Sol surgiram no horizonte, outros navios começaram a chegar na área do naufrágio. Entre eles, o Californian. Mas nada mais havia a fazer a não ser resgatar os corpos que boiavam. A recolha do último salva-vidas, o desmontável B, que estava virado de proa para baixo, aconteceu às 8h30. O Carpathia rumou a Nova Iorque com os sobreviventes pelas 8h50. Das 2 223 pessoas a bordo, apenas 706 foram resgatadas. Mais de 1500 (1517) morreram. Os tripulantes sobreviventes receberam cuidados no American Seamen's Friend Society Sailors' Home and Institute (Lar e Instituto da Sociedade Americana dos Amigos dos Marinheiros), sede da Sociedade Americana dos Amigos dos Marinheiros.
A White Star Line fretou o navio de cabos CS Mackay-Bennett pertencente a cidade de Halifax, no Canadá, para recuperar os corpos das vítimas. Três outros navios canadenses seguiram para o resgate levando suprimentos de embalsamamento, agentes funerários e clérigos. Das 333 vítimas resgatadas, 328 foram recuperados pelos navios.
O primeiro navio a chegar ao local do naufrágio, foi o CS Mackay-Bennett encontrando tantos corpos que as fontes de embalsamamento a bordo foram rapidamente esgotados. O legista John Henry Barnstead, foi o responsável pela documentação das vítimas do navio, ele desenvolveu um sistema detalhado para identificar os corpos, salvar os pertences e devolvê-los a família. O método de Barnstead é usado até hoje em grandes desastres. Parentes de toda a América do Norte e Europa foram identificar e reivindicar os corpos. Alguns, foram enviados para serem enterrados em suas cidades de origem, outros não puderam ser identificados e foram enterradas apenas com números na lápide em ordem na qual os corpos foram descobertos. Foram identificados cerca de dois terços dos corpos.
Os corpos que não puderam ser transportados para suas terras, foram enterrados em três cemitérios da cidade de Halifax: O Cemitério Fairview Lawn, seguido pelo vizinho Monte das Oliveiras e Barão de Hirsch.
Apenas 333 corpos das vítimas do Titanic foram recuperados, um em cada cinco das mais de 1500 vítimas. Alguns corpos afundaram com o navio enquanto outros foram levados pelas correntes do mar.
Com a perda do Titanic e das centenas de pessoas dessa tragédia, as leis que regiam a construção de transatlânticos foram alteradas. Todos os navios construídos depois do Titanic teriam que ter botes salva vidas para todos a bordo. Os telegrafistas teriam que ficar a trabalhar durante a noite. A Patrulha Internacional do Gelo foi criada para monitorar, alertar e até destruir icebergs que viessem a oferecer riscos à navegação.
Realmente o Titanic foi uma tragédia bem memorável, e que apesar de já ter acontecido a muitos anos, ninguém nunca esqueceu.
ResponderExcluir75,5% da terceira classe morreu. Eu tava certa sobre que a maioria dos mortos eram pobres. Eu estava assistindo ao filme ontem e era horrível ver as pessoas da terceira classe presas dentro do navio.
ResponderExcluirUma pena que nem metade dos tripulantes conseguiram serem resgatados </3 Muito triste isso ter acontecido! Ainda bem que, depois dessa tragédia, as leis foram modificadas para a segurança e o bem de todos.
ResponderExcluirA maioria das pessoas que estavam ali eram pobres, estavam trabalhando. Muito triste isso.
ResponderExcluirMudar as leis era o mínimo a se fazer, no final das contas
Poxa, muito triste ver as estatísticas, menos da metade dos passageiros conseguiu ser resgatada. Eu não sei o que aconteceu, mas talvez com todo o tumulto tenha ficado difícil até dividir a tripulação nos botes salva-vidas.
ResponderExcluir