[Semana Especial Titanic] A Importância do SS Californian

Semana Especial Titanic
O SS Californian, que tentou avisar o Titanic do perigo de Icebergues.

Uma das questões mais controversas foi o papel desempenhado pelo SS Californian, que estava apenas alguns quilômetros do Titanic, mas não tinha pego as chamadas de socorro ou respondeu aos foguetes de sinalização lançados pelo Titanic. O SS Californian tinha avisado o Titanic por rádio que iria parar a noite por causa dos gelos, mas foi repreendido pelo operador telégrafo do Titanic, que havia mandado "Calar a Boca".



Um testemunho perante o inquérito britânico revelou que as 10h10 da noite, o Californian observou as luzes de um navio para o sul, que mais tarde o capitão avisou que era um navio de passageiros. Às 11h50 da noite, o oficial tinha visto luzes que piscam para fora do navio, como se tivesse desligado ou virou-se bruscamente, e que a luz da porta era visível.

O Segundo Oficial do Californian teria avisado ao Capitão que o navio tinha disparado cinco foguetes, e o capitão perguntou se era sinais de empresa, ou seja, foguetes coloridos utilizadas como pedido de socorro. O Oficial disse que não sabia se os foguetes eram todos brancos. Então o Capitão mandou sinalizarem o navio com a lâmpada de morse, e voltou a dormir. Mais três foguetes foram observados às 1h50 da manhã, e o Oficial estava achando estranho, percebendo que uma parte do navio estava fora da água. As 02h15 da manhã, o Oficial disse que o navio não podia ser mais visto (foi nesse exato momento que o Titanic afundou por completo).

O telégrafo do Californian respondeu às mensagens por volta das 5h30 da manhã, avisando que havia visto foguetes durante a noite, e pediu para comunicar-se com qualquer navio. Enfim, ele foi noticiado que o Titanic havia batido no icebergue e foi a pique. O capitão foi noticiado e foi no local do acidente para "prestar socorro", porém quando o Califórnian chegou no local, o Carpathia já havia passado e recolhido os sobreviventes.
As investigações descobriram que de fato o navio daquela noite era o Titanic, e que seria possível o Californian ir prestar socorro. Portanto, o Capitão agiu de forma inadequada em não fazê-lo.


Semana Especial Titanic

4 comentários:

  1. Nossa! Quantas vidas não poderiam ser salvas se o Californian tivesse prestado socorro? Essa é uma das perguntas que, infelizmente, nunca terá resposta! Achei super irresponsável a forma que o Capitão agiu, de não analisar o que poderia está acontecendo, e simplesmente dormir. Isso é triste!

    ResponderExcluir
  2. Inadequada é pouco para a irresponsabilidade desse capitão. Se ele sabia que tinha gelo na água naquela noite, e se viu várias sinalizações no céu, deveria ter ido prestar socorro. Acredito que dezenas de vidas teriam sido salvas se isso tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  3. É como dizem: algumas pessoas só agem depois da tragédia. O que no caso, foi uma grande irresponsabilidade. Quantas pessoas podiam ter sido salvas se o bendito comandante do Californian tivesse se importado um pouco mais?!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia da história do Californian, pelo menos não lembrava dele no filme rs
    Mas achei bem complexo culpar alguém nessa situação. Os tripulantes do Titanic haviam sido avisados, e talvez a comunicação fosse um pouco complicada naquele momento.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D