[Semana Especial Titanic] Millvina Dean


Semana Especial Titanic
Elizabeth Gladys Millvina Dean nasceu em Branscombe, DevonInglaterra, filha de Bertram Frank Dean e Georgette Eva Light, e tinha um irmão, Bertram Vere Dean. Com 2 meses e 13 dias de idade, ela era a mais jovem passageira do RMS Titanic.


Sua mãe morreu em 16 de setembro de 1975, aos 96 anos, e Bertram Vere morreu aos 81, em 14 de abril de 1992, exatamente 80 anos após o Titanic ser atingido pelo iceberg. O pai morrera no naufrágio, em 15 de abril de 1912. Dean jamais casou, nem teve filhos.

Semana Especial Titanic
Cabine da Terceira Classe do Titanic
Os pais de Dean decidiram deixar a Inglaterra e emigrar para Wichita, Kansas, onde abririam um comércio de tabaco. Os Deans não deveriam estar a bordo do Titanic, mas devido a uma greve dos trabalhadores do carvão, foram transferidos para o navio e embarcaram como passageiros de terceira classe em Southampton, na Inglaterra.
Dean tinha 2 meses de idade quando entrou no navio, e seu irmão Bertram dois anos. Seu pai sentiu colisão do navio com o iceberg, na noite de 14 de abril de 1912 e, depois de investigar, retornou à sua cabine dizendo a sua esposa para vestir os filhos e ir para o convés. Dean, sua mãe e irmão foram colocados no bote salva-vidas nº 10 e estavam entre os primeiros passageiros para escapar do naufrágio. No entanto, esta versão pode ser errônea, e há outras sugerindo o desaparecimento trasnitório do irmão de Millvina, que é encontrado mais tarde, a bordo do Carpathia. Também é possível que Dean tenha embarcado no bote salva-vidas nº 13, ou jangada C, que saiu no final da tarde. De sua viagem de canoa, Eva Dean lembrava que um homem chinês conseguira embarcar, para o desespero de mulheres que deixaram seus maridos a bordo, e uma mulher não deixa de lamentar ter perdido sua colcha. No entanto, presume-se que o bote nº 10 é o mais plausível em vista dos vários testemunhos e relatórios, e Dean teria então sido resgatada pelo Carpathia pelas seis horas da manhã. Como todas as crianças sobreviventes, ela é colocada a bordo em uma sacola de lona. Enquanto isso o pai está a bordo, e morre no navio. Seu corpo não foi recuperado, ou pelo menos identificado.

Semana Especial Titanic
Millvina Dean, à direita, e seu irmão Bertram
Inicialmente, a mãe de Dean quis continuar no Kansas para cumprir o desejo do marido de uma nova vida nos Estados Unidos. No entanto, depois de perder o marido e ficar com duas crianças pequenas, voltaram para a Inglaterra a bordo do RMS Adriatic. Enquanto estava no navio, Dean atraiu muita atenção.

Millvina e Bertram Dean estudaram nas escolas de Southampton, incluindo a The Gregg School.

Dean trabalhou para o governo britânico durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente para uma empresa de engenharia local. Outras carreiras foram cartógrafa, secretária e assistente de uma tabacaria.

Só após estar na faixa dos setenta anos que Dean se envolveu em eventos sobre o Titanic. Ao longo dos anos, ela participou de inúmeras convenções, exposições, documentários, entrevistas de rádio e televisão, e correspondência pessoal. Em 1998, Dean viajou para os Estados Unidos para participar de uma convenção Titanic em Springfield, Massachusetts, e outro em 1999, em Montreal. Ela também estava programada para aparecer em uma comemoração dos 94 anos do Titanic, em 2006, mas uma fratura no quadril impediu sua participação. Ela também apareceu no especial da "History (TV canal)", Titanic's Final Moments: Missing Pieces.
Semana Especial Titanic
Millvina Dean dando autógrafos na Convenção Titanicem Southamptonabril de 1999.
Em outubro de 2007, ela se tornou a última sobrevivente do Titanic, após a morte de Barbara West Dainton, que morrera aos 96 anos na Inglaterra.
Em abril de 2008, Dean aceitara um convite para participar de um evento em Southampton, em comemoração do 96º aniversário do navio, mas adoeceu, com uma infecção respiratória que a forçou a cancelar a participação.
Em dezembro de 2008, aos 96 anos, Dean foi forçada a vender várias lembranças de família para pagar tratamento médico, e entre esses pertences estava uma carta mandada para sua mãe pelo Titanic Relief Fund, e uma mala dada a ela e sua mãe em Nova York, após o naufrágio do navio. Sua venda levantou cerca de £32,000. Em fevereiro de 2009, ela anunciou que venderia mais pertences para os custos do tratamento médico. Aos 97 anos, morreu de pneumonia na manhã de 31 de maio de 2009, o 98º aniversário do naufrágio do Titanic em um lar de idosos, em AshurstHampshire.
Em 24 de outubro de 2009, as cinzas crematórias de Dean foram espalhadas por um barco nas docas de Southampton, de onde o Titanic zarpou.

Semana Especial Titanic

5 comentários:

  1. Que história incrível! Infelizmente, sua família esteve no local errado e na hora errada, que acabou levando o pai de Dean :/ Mas apesar de tudo, podemos ver que sua mãe foi batalhadora para cuidar dos filhos sozinha, e Dean acabou tornando-se uma mulher incrível!

    ResponderExcluir
  2. Que pena que ela foi a ultima a estar viva. Mas pensando bem já tem mais de 100 anos e realmente é obvio que ninguém estaria vivo. Fico imaginando os problemas psicologicos que pessoas que sobreviveram tiveram depois do naufrágio, principalmente as que perderam pais, maridos, irmãos... Pelo menos a Millvina teve a sorte de não poder se lembrar de tragédia.

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Ainda lembro da cena em que o filme termina, com ela no final....

    ResponderExcluir
  4. Por puro azar que essa família foi parar no Titanic.
    Ao menos esses sobreviventes conseguiram se recuperar, apesar de todas as perdas.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a história desses sobreviventes realmente incrível! Fico imaginando quanta coisa eles não passaram e reviveram toda vez que viam algo sobre a tragédia em algum lugar. Não conhecia essa senhora, mas achei sua biografia bem interessante!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D