No dia 15 de abril de 1912, o RMS Titanic afundou algumas horas depois de colidir com um gigantesco iceberg. Muitos filmes foram feitos desde então para contar a história do navio “impossível de naufragar” que não conseguiu concluir sequer a sua viagem inaugural.
Algumas das cenas dos filmes foram baseadas em fatos reais e talvez você nem imagine. Confira abaixo algumas das curiosidades reais sobre o Titanic:
- O Titanic demorou duas horas e quarenta minutos para afundar completamente depois de colidir com o iceberg.
- Se apenas quatro compartimentos do Titanic enchessem de água, o navio não afundaria, porém seis deles foram inundados.
- Treze casais estavam comemorando a lua de mel a bordo da embarcação.
- Muitos dos barcos salva-vidas não estavam com a sua capacidade máxima de pessoas a bordo. Se estivessem, seria possível salvar 53,4% dos passageiros, mas apenas 31,6% deles sobreviveram.
- Dos nove cachorros a bordo, apenas dois sobreviveram, um lulu da pomerânia e um pequinês.
A réplica para o filme: 90% do tamanho real |
- O filme de James Cameron baseado na tragédia teve um custo de produção maior que a construção da embarcação.
- Havia um treinamento de emergência marcado com os passageiros para a mesma data em que o navio afundou, mas o capitão por algum motivo resolveu cancelar. Se o treinamento agendado realmente tivesse acontecido, provavelmente mais pessoas teriam sido salvas.
- Nas imagens do navio é possível ver quatro chaminés, porém só três delas funcionavam de verdade.
- O Titanic foi o único transatlântico da História que afundou por causa de um iceberg.
- Estima-se que o iceberg que causou o desastre do Titanic em 1912 tenha começado a se formar em 1000 A.C.
- Se o alerta sobre o iceberg chegasse pelo menos 30 segundos antes, teria sido possível evitar a colisão.
- A temperatura da água chegava a -2 °C e a maioria das pessoas não conseguiu sobreviver mais de 15 minutos devido à hipotermia.
- Charles Joughin trabalhava na cozinha do navio e conseguiu sobreviver na água por duas horas em temperaturas abaixo de zero porque tinha bebido muito whisky antes do naufrágio, o que manteve seu corpo aquecido tempo suficiente para o resgate.
- A embarcação mais próxima do Titanic naquela noite era o SS Californian, mas naquela época, o telégrafo trabalhava até as 23:00. Quando a tripulação finalmente recebeu as mensagens de socorro, o Carpathia já havia resgatado os sobreviventes.
- Daniel Buckley foi um dos sobreviventes, mas só conseguiu partir em um barco que seria prioritário para mulheres e crianças porque uma das passageiras jogou um xale sobre sua cabeça e ele conseguiu fingir que era do gênero oposto.
- A tripulação do Titanic manteve o navio na velocidade máxima mesmo depois de ter recebido informações sobre icebergs na área.
- Só havia 20 barcos salva-vidas a bordo do navio, mas o Titanic era capaz de carregar até 64 e o plano inicial era para que ele carregasse 48. O número foi reduzido porque este já possuía mais itens de segurança do as normas vigentes na época.
Ficção x Realidade
Renault Town Car 1912 |
No início do filme, as filmagens da expedição nos destroços não era cena: Era o Titanic mesmo. A equipe de James Cameron desceu aos destroços e capturou muitas imagens das quais algumas passam na trama. A réplica foi muito fiel ao navio: Cameron caprichou nos detalhes e praticamente refez o navio detalhadamente e estupidamente igual. A grande réplica foi feita em 90% do tamanho total do Titanic de verdade, o que proporcionou uma boa noção do tamanho. Aquele navio menor que aparece quando o Titanic está chegando a Cherbourg também existiu e existe até hoje: O SS Nomadic. Personagens da tripulação da White Star Line também eram reais: Bruce Ismay, diretor da White Star Line, Thomas Andrews, construtor do navio, os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee, o primeiro oficial William Murdoch, o capitão Edward John Smith… Até mesmo passageiros como a inaufragável Margaret Brown, os ricaços John Jacob Astor IV, Benjamin Guggenheim, William Carter, entre outros. Falando nos Carters, o carro que ocorre a cena romântica existiu. Era um Renault Town Car 1912.
O processo do naufrágio do Titanic também foi bastante real. Os números também foram verdadeiros, como número de passageiros, sobreviventes e botes que voltaram. O navio resgate Carpathia também existiu, e seu tempo para chegar ao local também foi verídico.
Cena do filme Titanic (1997) |
Fatos Fictícios
A velhinha que dava o depoimento (a própria Rose) era uma atriz. Ela não foi sobrevivente verdadeira do navio como alguns acreditam. Jack Dowson também não existiu muito menos Rose Dewitt Bukater. Os amigos do casal, Fabricio e Tomy também não existiram. Cal Rockley também foi um rico personagem, e seu presente dado à Rose também foi pura ficção. Traduzindo: Fui enganada por dezoito anos.
TITANIC II
Em abril de 2012 (centenário do Titanic) o magnata da mineração Clive Palmer anunciou o projeto Titanic II (tambem conhecido como replica Titanic) que seria o "navio comandante" de sua empresa "Blue Star Line", o navio foi projetado pela empresa "Deltamarin", a construção do navio começara em 2013 no estaleiro "CSC Jinling Shipyard" na China, sua viagem inaugural está prevista para o final de 2016, de Southampton para Nova Iorque, como o navio original.
O navio deverá ser o mais semelhante possível ao antigo Titanic, com exceção de um número maior de botes salva-vidas que o antecessor, e de um casco ainda mais resistente.
Fontes: Globo Giro//NR Titanic
Amei saber essas curiosidades sobre o Titanic! Já sabia a grande maioria das informações, porém adorei conhecer um pouco mais. Apesar do desastre triste, o filme ficou ótimo, daqueles que você assiste, se emociona, mas não enjoa!
ResponderExcluirSeria legal se o Jack e a Rose tivessem realmente existido! <3 E o diamante mais ainda *O* Mas você teria coragem de navegar nesse Titanic II? Eu acho que não teria. Vai que sei lá, é amaldiçoado Deus o livre! Mas é legal a iniciativa de construir outro igual *-*
ResponderExcluirNa época em que o filme foi lançado, eu era um projeto de adolescente. Me lembro bem das filas imensas nos cinemas e da Celine Dion tocando exaustivamente nas rádios! (e eu cantando junto). Fui ver o filme 2 vezes.
ResponderExcluirNão tinha conhecimento das curiosidades dessa postagem! Inclusive, não sabia desse projeto do Titanic II. Com a tecnologia que temos atualmente e outras coisas mais, o mínimo que se espera é que ele não tenha problemas em suas rotas. (oxalá).
Também fui engana por 18 anos '-' Eu jurava que o romance do Jack e da Rose tinha acontecido e que a velhinha do filme era ela mesma!
ResponderExcluirA cena que mais me emociona no filme é a parte dos músicos que tocam até o final, acho lindo, e pelo menos isso foi verdade!
xx
Gente, como assim o Jack e a Rose não existiram? Quer dizer que um dos romances mais lindos e emocionantes do cinema não existiu? Ah que droga de vida rs
ResponderExcluirAcho a cena dos músicos emocionantes, nunca imaginei que ela fosse real. Adorei as curiosidades!