[Resenha #37] A Festa - Felipe Sales Mariotto


Felipe Sales Mariotto
A embalagem é linda, mas o conteúdo há tempos está vencido. “A Festa” é uma crítica há pessoas que só enxergam o exterior, vivem de aparências para agradar a terceiros, mas esquecem que existe alguém bem mais importante para se importar: consigo mesmo.
“Viver para satisfazer anseios alheios pode até deixar os outros satisfeitos, mas talvez nunca a própria pessoa.”


   Richard, Bella, Pedro e Pablo são amigos inseparáveis, unidos pela beleza em decorrência das passarelas. A amizade era linda, sem intrigas e falatórios pelas costas. Mas um dia, Ítalo, um ex garoto de programa, aparece na agência de modelos em que os amigos trabalhavam. Ítalo, é loiro, alto, dono de um corpo espetacular e um sorriso sedutor. Não deu outra, Richard se apaixona por ele desesperadamente.
“Ítalo era sua inspiração para poemas e sua força extra para novas conquistas [...] Ítalo, por sua vez, se aproximou de Richard pela segurança por ele proporcionada.”
    A índole de Ítalo nunca enganou os amigos de Rik. Ele só queria alguém que o bancasse, enquanto uma agência internacional não o descobrisse, e foi isso que aconteceu. Rik deu casa, comida, roupa lavada, amor, carinho, e o ajudou a sair do vício de cocaína.
   O quarteto ganhou mais um membro. Conhecidos nacionalmente, clamavam conquistar o glamour das passarelas europeias. Na semana de Moda que aconteceria na Marina da Glória. Ítalo foi assediado por Jean Jacques, um estilista que estava atrás de rostos e corpos bonitos para a nova coleção de sua marca na Europa.
   Richard  de início achou que Jacques estava querendo enganar seu amado, mas mesmo contra sua vontade, Ítalo foi ao encontro marcado com o estilista. Rik precisa espairecer um pouco, e saiu para fazer uma caminhada aos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi vítima de uma tentativa de assalto, e reagiu, correu para o posto de gasolina mais próximo, mas antes de chegar ao destino foi atingido em cheio por um taxi que não conseguiu frear a tempo.
“O rosto dele está completamente disforme em virtude do atrito com o asfalto, com ambos os olhos tão edemaciados [...] perda de tecido na região da testa e da bochecha direita, escancarando a musculatura no local onde a pele recobria, uma fratura exposta na perna direita, o maxilar fora do local...”
   Sem dúvidas a carreira de modelo havia dado game over para ele. Quando Ítalo fica sabendo do acidente, não conta para os amigos de Rik, pois não queria que aquele banal acidente atrapalhassem os ensaios da semana de Moda.
“Pensou, pensou e a única conclusão que chegou foi que deveria aproveitar aquilo que tem hoje, pois amanhã será um novo dia que poderá ser bem diferente. Talvez melhor, pior, ou apenas diferente em relação ao dia de hoje. Tudo que se tem não está nem no ontem, nem no amanhã, mas agora, no exato instante presente.”
   Bella, com a intuição feminina avançada percebe algo errado, e liga para a mãe de Rik, que lhe conta todo o ocorrido. Todos se voltam contra Ítalo, mas para quê? Richard precisa deles unidos.
   O que eles não sabem é que Ítalo está preste a largar Rik no momento em que ele mais precisa para ir à Europa, e conquistar o glamour e luxo que ele acreditava merecer.
   Richard por sua vez,  tinha o amor dos amigos de verdade, porém não tinha mais Ítalo. Ele começou a se alimentar de ódio e respirar vingança.

Opinião: Começo dizendo que li o livro em 5h. Com capítulos curtos, a leitura se torna viciante e nada cansativa. A riqueza com que o autor descreve os  lugares da trama (isso vai do Rio de Janeiro á Paris) é fantástica, me senti  como uma observadora, me imaginei pegando trens em Paris, e me deu uma vontade imensa de voltar ao Rio para dar um abraço em Rik, mas aí lembrei que ele só existe na mente de quem conhece essa fantástica obra! O livro é recente, foi lançado em Abril/2014 e traz semelhanças com acidentes da vida real, como a boate Kiss... e  eu quero muuuuuito soltar um spoiler, por isso encerro por aqui.

“Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela.” (Paulo Coelho)
Felipe Mariotto
Fiz a leitura do livro em Dezembro, exatamente dia 13, mas deixei para postar só hoje por um motivo especial!

FELIZ ANIVERSÁRIO FELIPE \O/

Vivemos em Livros te deseja muitas felicidades, aninhos de vida, e muitas, muitas ideias literárias. 

12 comentários:

  1. QUE HISTÓRIA MASSAAAAAAAAAA!
    Gosto muito de livros com capítulos curtos pq nos levam a ler com mais rapidez, capítulos longos às vezes dá muita preguiça.
    Gostei muito da resenha, de verdade.

    Abraço.
    likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mas gente, que capa e essa? To em choque! Adorei a premissa do livro, ele faz uma critica bem necessária hoje em dia, com certeza vou buscar ler algum dia!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei fofo demais vc ter "segurado" a resenha pra postar no aniversário do autor. ♥
    Não me interessei pelo enredo nem me identifiquei com os personagens, mas fico feliz que vc tenha gostado da leitura. ^^
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay, a história parecer ser super envolvente!! Gosto quando o livro é tão bem escrito que me transporta para as cenas, e só percebo que não estou lá quando ele acaba!!!!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  5. Olá Thaynara, adorei o enredo além de diferente ele trás uma critica a sociedade da unica coisa importante é a beleza, além de ser uma leitura viciantes e rápida <3 ele já entrou para minha listinha de desejados e espero poder lê-lo em breve *--*

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Essa riqueza de detalhes às vezes me fascina e às vezes me incomoda, rs, só lendo para saber a minha reação. Apesar de você ter gostado, a capa já não tinha chamado a minha atenção e a história não me atraiu, então acho que vou passar a dica.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem???

    Achei a história bem interessante... relação de amizades... interesses dora do comum... o ambiente também convidativo... gostei... vou colocar na minha listinha... mas que já tive uma raiva danada do Italo isso eu já senti... como uma pessoa ambiciosa ao extremo pode fazer isso com o outro... tudo bem que ele fosse atrás de seus sonhos... e deixasse o Rik, mas não contar nada sobre o acidente é muita maldade enfim... rsrs... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaynara!
    Tudo bem?
    Pelo que vi essa estória reflete bem a realidade de (algumas) pessoas que querem se destacar nesse mundo da moda, que não medem esforços para alcançar a fama fora do Brasil. Legal o autor ter criado um casal gay para trama também, pela sua resenha percebo que é de uma forma natural e não forçada como vejo muitos por ai tentando fazer. Infelizmente não é um tipo de leitura que gosto, mas pela sua resenha absorvi muito dessa estória mesmo sem ler.

    Abraço

    Claudinei Barbosa

    ResponderExcluir
  9. Thay, que fofo você guardar a resenha para o dia no aniversário do autor =)
    A história do livro me pareceu interessante, apesar de fora da minha zona de segurança, mas não curti muito a capa.. Enfim. O importante é que você aproveitou a leitura ;D

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Thaynara,
    Ler o resumo da historia o livro me pareceu interessante, pois fala sobre inveja, mentiras, amizade entre algo a mais que não consegui captar. Gostei de ter uma noção do que se trata a historia, alem de passar no Brasil vai para fora, e conta com uma historia dramática. Espero que tenha um final feliz para Rick.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei da história que o livro proporciona, e acredito que nunca tenha lido nada relacionado ao mundo da moda e tal... muito interessante mesmo!
    Sua resenha também! Gostei.
    Feliz ANiversário atrasado, Felipe!
    xoxo
    http://www.bookmore.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey, tudo bem?

    Já li uma resenha desse livro (mas infelizmente não lembro onde) e fiquei com muita vontade de adquirir meu exemplar. Amos livros que abordam a homossexualidade, já que me identifico bastante. Gostei de todos os pontos positivos que você elencou, só fez aumentar a minha vontade ler essa obra!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D