Resenha #24 - A Culpa é das Estrelas (John Green)

A Culpa é das EstrelasTítulo: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2012

Sinopse:
"Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas."

Quando o livro foi lançado no Brasil, sinceramente, não tive nenhum interesse em ler. Sei lá, achei se tratar de mais um romance clichê (clichês me amedrontam). Mas então, minha irmã leu, e chorou, chorou muito. Já vi que o livro era diferente, e tive vontade de lê-lo. Mas és que a boca grande da minha irmã, me solta AQUELE spoiler, e eu me desestimulei completamente. Não li. Um belo dia, foi divulgado que teria uma adaptação cinematográfica, me senti praticamente obrigada a ler, já que amo criticar os diretores, que, por muitas vezes não leem o livro antes de começar as gravações.
Sabe de uma coisa?
Ao término da leitura, me senti totalmente arrependida... arrependida por não ter lido antes.



John Green


   A Culpa é das Estrelas, conta a história de Hazel Grace Lancaster ou "Só Hazel" que está com câncer em fase terminal. Ela pode morrer a qualquer momento. O câncer é pulmonar, e apesar do tumor ter diminuído com a ajuda de remédios, a doença já está bem avançada, não da esperanças para recuperação.
  Hazel tem dezesseis anos, e já está na faculdade. Ela é muito inteligente, e conta com um grau de ironia mediano em sua narrativa de vida. O que me fez, de cara, amá-la. Como não amar "Só Hazel"?
  A mãe de Hazel, decidiu que ela está deprimida, pois quase não saia de casa, passava horas na cama, lia sempre o mesmo livro. Então, automaticamente, Hazel está deprimida.
"Sempre que você lê um folheto, uma página na internet ou sei lá o que mais sobre o câncer, a depressão aparece na lista dos efeitos colaterais. Só que, na verdade, ela não é um efeito colateral do câncer. É um efeito colateral de se estar morrendo."

   Já que falamos sobre "o mesmo livro" que Hazel ler sempre. Vamos falar de "Uma Aflição Imperial". Todos que já leram ACÉDE, tiveram/ tem enorme vontade de ler UAI do Peter Van Houten. Quando eu estava lendo "A Culpa é das Estrelas", parei no meio da leitura, abri o site Submarino, Americanas, Livraria Saraiva, Fnac, Cultura, mas em NENHUMA encontrei "UAI". Então, pensei que ele não existisse traduzido para o Português. Fui pesquisar no Google, e simplesmente me deparo com a notícia que "UAI É UM LIVRO FICCIONAL, CRIADO POR MALVADO GREEN, EM 'A CULPA É DAS ESTRELAS.'" Fiquei arrasada!

   Voltando... A mando de sua mãe, Hazel passa a frequentar um grupo de apoio. E é lá, onde tudo muda. Ela conhece Augustus Waters. Um garoto de dezessete anos que teve um osteossarcoma e perdeu uma das pernas, mas que agora estava SEC (sem evidência de câncer).
"[...] Alto e magro, mas musculoso, ele fazia a cadeira de pástico, daquelas usadas em sala de aula, parecer minúscula. Cabelo acaju, liso e curto [...]"
   Se Hazel estava deprimida, pois bem, não está mais. Ela ver em Augustus um novo motivo para viver e sorrir.

   Acho que sou um E.T por ter demorado tanto a ler este livro.
   O interessante, é que nem tudo gira em torno da vida e romance da Grace e do Waters. Também acompanhamos o tratamento do Isaac, e o namoro dele com a Monica. Segundo Augustus, eles trocaram quatro milhões de mensagem com a palavra "Sempre".
   
classificação

Opinião: Tem livros em que o autor demora demais para chegar a um desfecho, tem outros, em que o autor joga todas as informações de uma só vez.... Só digo uma coisa, ACÉDE acabou no momento exato. Sempre que escutava algum comentário sobre esse livro, me negava a acreditar que ele fosse tão bom, mas então, depois de ler, digo com toda certeza. Ele é 'ótimo'.
"... As marcas que os serem humanos deixam são, com frequência, cicatrizes. Você constrói um shopping center medonho ou dá um golpe de Estado ou tenta se tornar um astro do rock e pensa: "Eles vão se lembrar de mim agora", mas: (a) eles não se lembram de você, e (b) tudo o que você deixou para trás são mais cicatrizes..."

6 comentários:

  1. Ah... esse livro dispensa qualquer comentário. É perfeito, maravilhoso!!!!
    Como não amar essa história, não se encantar com a maneira deles de encarar os momentos (os últimos) mais difíceis da vida. Meu queridinho esse livro.

    Beijinhos!
    Jaque - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Eu não quis ler o livro ainda, ganhei de uma amiga e está na lista pra ler mais pra frente, não gostei de ver tanta gente falando falando falando falando sobre, acabei me enjoando dele hahaha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava enjoada de tanto ouvir os comentários. Comecei a lê-lo morrendo de tédio, mas, sem exagero nenhum, na primeira página, você já se encanta com a Hazel. E sinto informar, você vai ler o livro em menos de dois dias. kkkkkk
      Espero que tenha uma boa leitura!

      Beijooos!

      Excluir
  3. Oi, Thaynara.

    Sou uma das poucas pessoas do mundo que não sentiu nenhuma emoção e nem gostou do livro (e nem do filme). Apesar de gostar da história em si o modo como ela foi contada não me despertou nada.

    Eu lembr na época que lançou no Brasil tinha muitas propagandas dele no metrô e eu fiquei bastante interessada em ler, sem nem ao menos ler a sinopse. Acho que poderia até ter gostado se tivesse pegado para ler naquela época, pois depois ficou todos comentando e etc etc que eu criei expectativas demais.

    bjs
    ~ cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de todo o falatório, eu não criei expectativas, pelo contrário, eu me negava a acreditar que o livro pudesse ser tão bom assim. Achei que o alvoroço fosse por causa do romance entre os personagens com câncer, a luta deles e tals. Mas, me surpreendi! \O/

      Beijooos!

      Excluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D