Resenha #6 - O Morro dos Ventos Uivantes ( Emily Brontë )


• Edição4
• EditoraMartin Claret
• ISBN9788572324762
• Ano2004
• Páginas: 406


 Sinopse:Em busca de repouso e tranquilidade, o sr. Lockwood muda-se para uma agradável casa no campo, onde parece ter encontrado a paz e o isolamento que tanto ansiava. No entanto, o misterioso proprietário do imóvel e morador da fazenda vizinha, o sr. Heathcliff, possui por trás de sua amargura e aspereza um passado tortuoso e perturbador, que está prestes a assolar Lockwood. Aos poucos o passado de Heathcliff e do Morro dos Ventos Uivantes se revela: uma histórias de desilusões e tragédias, em que as convenções sociais e as perversidades inerentes ao homem constituem uma força contra a qual não se pode lutar, num ciclo incessante de ofensa e vingança


  Há um pouco mais de três anos, não sabia da existência desse livro. Sempre gostei de flashback (músicas dos anos 80, principalmente) e um belo dia estava escutando Wuthering Heights (Kate Bush) e minha irmã disse que a música foi feita em homenagem a um livro. Logo me interessei para saber mais sobre ele. Todo ano acontece o SALIPI (Salão do Livro do Piauí) onde se encontram livros novos com descontos. Depois de tanto rodar pela praça do evento, és que em um belo stande encontro-me com Heathcliff <3 font="">


O encontro até hoje é de imenso prazer ;)

   Uma cruel paixão nasce em O Morro dos ventos Uivantes quando sr. Earnshaw em uma viagem que fez a Liverpool trouxe um menino que estava pelas ruas junto com a mãe, onde poderia morrer.
    O livro é uma narração dentro de outra. Quem começa contando a história é Lockwood, o novo inquilino de Heathcliff, que mora em Thrushcross Grange, casa que pertenceu a família Linton, cujo Edgar era antigo concorrente de Heachtcliff. Em Thrushcross Grange, Lockwood conhece Nelly, governanta, que viveu a maior parte de sua vida em Wuthering Heights, onde criou Catherine e Heathcliff. E a partir daí, quem narrará a história será Helena Dean ( Nelly ).
    Nelly mantém Lockwood a par de todos os acontecimentos que causaram sofrimento.
   Com a morte do sr. Earnshaw. Hindley volta ao Morro com sua mulher grávida e trata Heathcliff como criado e não mais permite à aproximação dele da irmã Cathy. Como nunca foi da índole deles obedecer à regras, continuam a se ver e aprontando juntos. 
   No meio de tanta traquinagem, uma vez foram espiar os Lintons, quando a presença deles fora percebida, Edgar mandou soltar o cachorro que mordeu o pé de Cathy, fazendo-a ficar indefesa. Heathcliff correu para avisar a Hindley o que aconteceu.
   No período em que Catherine esteve sobre os cuidados dos irmãos Lintons, não teve nenhum contato com Heathcliff, e se tornou uma bela pretendente aos olhos de Edgar. Depois que recuperou-se e voltou para O Morro dos Ventos Uivantes, Linton não deixou de vê-la e em uma das visitas, a pediu em casamento. 
   Ao comunicar Heathcliff sobre a proposta, ele foge. Três anos depois Cathy e Edgar se casam. Pouco tempo após o casamento, Heathcliff retorna. Deixando Cathy atordoada ao manifestar interesse em Isabel Linton. Isabel, por sua vez, parece estar encantada com as afeições morais e físicas do senhor Heath, que durante os três anos que passou sumido, adquiriu muita riqueza.
   Com a não aprovação de Edgar, e Heathcliff sentindo-se traído por Cathy ao saber que ela estava grávida, decide fugir com Isabel e casam-se. Passam 4 meses longe de tudo e todos, mas o casamento chega 'ao fim' com a conclusão de Heathcliff 
Embora possa não parecer o caso, eu tentei, nesses últimos 4 meses, me fazer te amar, mas não consigo. Seus olhos detestavelmente se parecem com os de seu irmão. Olhos inocentes. Olhos angelicais. Não consigo suportar olhar para eles sem desejar-te o mal.
Quando disse 'ao fim', não foi por completo que o casamento terminou. Heathcliff não deixou que a isabel lhe abandonasse, deixando-o desonrado. Viviam juntos, sem nenhum contato carnal.
   Ao retornarem para casa, Heathcliff vai em busca de Nelly para obter informações sobre Cathy e pedi-la para que arranjasse um encontro entre os dois. O que ele não sabia era que depois que sua amada soube de sua fuga com isabel, piorara sua saúde e estava morrendo pouco a pouco.


Opinião: Todo ser vivente, já deve ter ouvindo falar sobre este clássico da literatura inglesa, senão, da literatura mundial. Pois bem, não fiz uma resenha completa do livro, e muito menos caracterizei de fato os personagens. Há quem ame, há quem odeie Heathcliff, faço parte do Fã Club " Loucas por ele " kkkk. Ele foi um homem de atitudes cruéis, mas seus atos fora de fácil entendimento devido as humilhações que Hindley o fez passar. Eu o amo pelo fato d'ele ter sido fiel ao seu amor por Cathy até seu último minuto de vida. E me fez pensar " Aaah! como eu quero um Heath para mim".
   O livro teve várias adaptações para o cinema, mas a melhor de todas foi a de 2009. Onde o "vilão" cobiçado foi interpretado por Tom Hardy O que me fez ama-lo ainda mais 
Tom Hardy e Charlote Riley em "O Morro dos Ventos Uivantes" 2009
   


   
  







QUOTE PREFERIDO
 "Meus maiores sofrimentos neste mundo têm sido os sofrimentos de Heathcliff; fui testemunha deles e senti-os todos, desde o começo. Meu maior cuidado na vida é ele. Se tudo desaparecesse e ele ficasse, eu continuaria a existir. E se tudo o mais ficasse, e ele fosse aniquilado, eu ficaria só em um mundo estranho, incapaz de ser parte dele. Meu amor por Linton é como folhagem da mata: o tempo há de mudá-lo, como o inverno muda as árvores, isso eu sei muito bem. E o meu amor por Heathcliff é como as rochas eternas que ficam debaixo do chão; uma fonte de felicidade quase invisível, mas necessária. Nelly, Eu sou Heathcliff. Sempre, sempre o tenho em meu pensamento. Não como um prazer, porque eu também não sou um prazer para mim própria, mas como o meu próprio ser. Portanto, não fale mais em separação: é impraticável"



Para assistir ao clipe da música feita em homenagem ao livro CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme CLIQUE AQUI!


Gostou da Resenha ou já leu o livro? Não deixe de comentar! :)

10 comentários:

  1. Eu não gosto desse livro é muito chatooo. kkkkk mas adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Obrigada! ^^
      Owmm, esse livro ao meu ver, só não é mais perfeito, por que o Heath não fica com a Cathy. Aliás, esse deve ser o diferencial. Fugiu da ideia do "Viveram felizes para sempre"

      Excluir
  2. Tenho uma pé atras com livros de época, mas conhecer o famoso Heathcliff está na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em sorteá-lo, sempre ouço alguém falando isso. Então, acho que vou dá uma mãozinha para outras pessoas conhecerem o MEU Heath u.u
      kkkkkk

      BJooooos!

      Excluir
  3. Mais um livro que eu tenho, mas que ainda não liiii \o/
    A falta de tempo as vezes me mata -.-
    Descobri sobre esse livro atraves da saga crepúsculo ( é o livro preferido da Bella e blá blá blá). Ganhei de presente, mas - que minha amiga não saiba - ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    O enredo me pareceu bastante interessante através de sua resenha, mas tenho medo de não gostar ou de me decepcionar, já que literatura inglesa normalmente tem um vocabulário antigo e as vezes dificil. Não que eu não vá entender o que está escrito; li Orgulho e Preconceito sem problemas, e até me apaixonei pela escrita de época (recomendo esse livro, é um romance maravilhoso <3 Jane Austen é uma diva), mas sei lá, bate aquele medinho de criar grandes expectativas e acabar não gostando *--*

    Parabéns pela resenha <3 acho que vou procurar o filme pra ver se gosto do enredo, isso sempre me ajuda a gostar - ou não - dos livros com mesmo nome :3
    Beijos, Nat

    ResponderExcluir
  4. Já li faz um tempo e achei a leitura bem cansativa... Eu achei maravilhoso. Gostei da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Amo o filme , o livro é bom .
    Aaah o Salip , odeio , desconto que nada , os preços são os mesmo , é dificil ter um livro com um preço bom , um que comprei e causou esse efeito foi Orgulho e preconceito , é perfeito , nem sei dizer qual o melhor , acho q ñ da e fica como empate . Recomendo , vc vai gostar .

    ResponderExcluir
  6. Quanta perfeição em uma resenha *-*
    Amei a foto dos atores, são tão lindos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D