Renato Russo — Só por hoje e para sempre.


Só por Hoje e Para Sempre



Perfeccionista e exigente em todas as etapas de seu processo criativo, da composição à execução diante do público, o homem que estava à frente da Legião Urbana,  encarou com a mesma obstinação o Programa dos Doze Passos oferecido pela clínica, seguindo à risca os exercícios terapêuticos de escrita propostos.
É esse material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, atendendo ao desejo do autor de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias de Renato com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, esse relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.




Passados mais de vinte anos, vem à tona relato inédito dos dias que o líder da Legião Urbana passou numa clínica de reabilitação para combater a dependência química e reencontrar o equilíbrio.



"Perdi vinte em vinte e nove amizades/ por conta de uma pedra em minhas mãos”, rezam os versos iniciais do álbum O descobrimento do Brasil, lançado pela Legião Urbana em novembro de 1993. Menos de seis meses antes, em abril do mesmo ano, Renato Russo dava entrada na clínica de reabilitação Vila Serena, no Rio de Janeiro, não só para se desvencilhar do álcool e das drogas, como também para mergulhar numa reflexão profunda sobre sua vida.
Os vinte e nove dias que o músico passou ali internado o marcariam profundamente, tanto em sua trajetória pessoal quanto em sua produção artística, conforme revelam as várias letras subsequentes que, a exemplo de “Vinte e nove”, se referem a essa experiência radical de reclusão.


Leia um trecho em PDF aqui






Top Comentarista de Halloween

5 comentários:

  1. Olá!
    Necessito desse livro! Como não amar Renato?
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não curto legião (música e entrevistas), este livro me parece uma obra interessante por relatar esta parte não muito divulgada de um dos maiores artistas do Brasil. Gosto dessas coisas, de saber os "podres" dos meus ídolos. Vou por na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Legião Urbana,tantas músicas reflexivas,pretendo ler,conhecer aspectos da vida do Renato por trás do artista,me conectar com os altos e baixos humanos e também tentar perceber como as experiências influenciaram as letras.
    A capa também está delicada,gostei.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci primeiramente o trabalho do Renato sólo, depois de um tempo fui apresentada ao Legião Urbana pelos amigos do colégio e não parei mais de ouvir. Passei a admirar o Renato gradativamente. As letras, as poesias, os shows que vi na internet... Um verdadeiro artista! Acredito que esse livro é maravilhoso para os fãs! Não é meu estilo de leitura, mas é uma ótima dica de presentar aquele amigo que gosta!

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci primeiramente o trabalho do Renato sólo, depois de um tempo fui apresentada ao Legião Urbana pelos amigos do colégio e não parei mais de ouvir. Passei a admirar o Renato gradativamente. As letras, as poesias, os shows que vi na internet... Um verdadeiro artista! Acredito que esse livro é maravilhoso para os fãs! Não é meu estilo de leitura, mas é uma ótima dica de presentar aquele amigo que gosta!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D