[Resenha #70] ''A Esperança'' de Suzanne Collins

CONTÉM SPOILER!

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-lá, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?


Resenha: É difícil terminar de ler uma série, não é mesmo? Principalmente quando ela é boa e não queremos que a história acabe de jeito nenhum! E foi o que aconteceu com o último livro da trilogia de Jogos Vorazes: A Esperança acabou, mas não deveria ter acabado.
Jogos Vorazes foi um livro que me conquistou desde o começo. Acredito que foi pelo fato de abranger um tema que até então não era tão explorado em outros livros, como a distopia. Assim que terminei de lê-lo, não via a hora de começar a ler Em Chamas, o segundo livro da trilogia, e o que também mais me surpreendeu. Na minha opinião foi o melhor de todos, pois conseguiu me fazer sentir vários sentimentos diferentes no momento da leitura. Tinha hora que eu morria de raiva e depois sentia alívio... enfim, é inexplicável. Agora, com A Esperança, aconteceu algo diferente. Eu estava planejando um final em minha mente, queria que as coisas boas acontecessem com Katniss e estava torcendo pra ela ficar com um de seus pretendentes (Peeta/Gale), mas acho que sonhei demais.
É verdade. Não sei se foi porque eu li esse livro de ''picadinho'', só quando eu tinha um tempo pra leitura, mas não achei que ele foi tudo aquilo e acredito que o final poderia ter sido melhor, ainda mais depois de tudo que os protagonistas enfrentaram. Tudo bem que depois eu parei pra pensar e cheguei na seguinte conclusão: depois de ter vivido no meio de guerras e mais perdas do que ganhos, como Katniss poderia ter um final ''feliz''? Por mim, a Suzanne poderia escrever mais uns dois livros que eu leria tranquilamente, mas infelizmente ela optou por uma trilogia. Fazer o que... nem toda história é encerrada com chave de ouro. Embora tenha acontecido isso bem na reta final da trilogia, eu indico sim para quem ainda não leu e ainda considero como uma das minhas favoritas. Só pelos sentimentos despertados durante a leitura, ela toda vale a pena. :)


4 comentários:

  1. Infelizmente, dessa vez não posso ler sua resenha. Afinal, contém spoilers de um livro que está na minha lista de leitura, qual ainda não li.
    Ficaria chateada em descobrir, por acaso, que houve uma explosão e todo mundo morreu no final. rs
    Sinceramente, estou de saco cheio de dramas e finais tristes. Eles grudam aqui dentro e eu levo uns 10 dias para superar a perda. Fico pensando "por que o autor quis dessa forma?"
    Na vida real tudo já acaba mal por aí. Ter um pouco de doce na vida e fugir da realidade, descobrindo que as coisas deram certo para as pessoas é o que nos move a continuar. A esperança.
    Pelo menos, você avisou que continha spoilers. Obrigada por isso. =)

    ResponderExcluir
  2. Não li os livros mais vi os filmes e mesmo a resenha contendo spoiler isso não é um problema pra mim. Confesso que não sei muito o que esperar desse final onde você fala que a "Katniss poderia ter um final feliz?" Fiquei pensando aqui, meu Deus ela não vai ficar com um e nem o outro, como pode? Enfim, fiquei pensando se no filme vai ser diferente ou não. Espero que sim, pelo que vejo. E sobre ter terminado na trilogia, acho que foi melhor assim, pois sempre essas séries de livros quando demora demais acaba meio que o autor se perdendo- claro que existe exceções e não sei dizer se isso aplica mesmo a trilogia de jogos porque não li os livros, possa até ser que eu esteja errada, mais eu prefiro que um livro me deixe o gostinho de quero mais do que ele enrolar muito e acabar me decepcionando.

    bju

    ResponderExcluir
  3. Já li a trilogia e você acredita que não gosto tanto assim? Prefiro os filmes. Eu achei a história dos livros legais e diferente mas não gosto muito da Katniss, acho que gostei dela um pouquinho no final do livro mas mesmo assim não é aquela coisa "ai meu Deus, Katniss melhor personagem. amo esse livro".
    Esse ano tem o ultimo filme, espero que eu goste mais que o livro.

    ResponderExcluir
  4. Bem, não pude ler a resenha. Ainda não li nenhum livro da série, mas estou bem ansioso par começar e devorá-la por inteiro. Jogos Vorazes me encanta desde que comecei minha trilha literária, porém ainda não tive uma chance de lê-la.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D