[Resenha #68] Uma Questão de Segundos (Harlan Coben)


Uma Questão de Segundos

Título Original: Seconds Away
Autor: Harlan Coben
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Edição: 2013
Estrelas: 4/5

Sinopse: Mickey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morreu em um acidente de carro e a mãe acabou internada em uma clínica de reabilitação. Forçado a morar com seu tio Myron, Mickey descobre que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la. Uma das poucas pessoas que podem ajudá-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Será que o homem mentiu e Brad Bolitar ainda está vivo? Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso. Nesta sequência da série iniciada com Refúgio, Mickey precisa correr para proteger aqueles que mais ama, ainda que não saiba exatamente quem é o inimigo.


Este é o segundo livro da série Mickey Bolitar, antes de ler esta resenha, aconselho a ler a primeira, pois os livros seguem uma ordem cronológica. Clique aqui para ler a resenha de Refúgio.
O Harlan começa este livro bem de onde "Refúgio" acabou (exatamente no mesmo lugar), e como já era de se esperar do Mestre, mais doses de suspense são adicionadas a vida de Mickey e seus colegas. Mais informações do famoso e misterioso Abrigo Abeona vem a tona para confundir ainda mais a cabeça do jovem Mickey. Por ainda ser um livro para jovens leitores, a escrita continua a mesma de "Refúgio", mas isso não faz com que a obra perca a qualidade, muito pelo contrário, as vezes nos deixamos levar pelo pensamento torto de Mickey e seus amigos.

"Nada do que fazemos é simples - prosseguiu ela. - Você quer um sim ou não, mas isso não existe. Nada é preto ou branco. Tudo tem tons de cinza."

Em "Uma Questão de Segundos", Rachel, a menina mais bonita da escola é baleada, no mesmo tiroteio que causou a morte de sua mãe. Mesmo com a policia investigando o caso, e consequentemente o dando por encerrado, prendendo os marginais que efetuaram os disparos, a história continua muito mal contada. Então, Mickey, Ema e Colherada começam uma investigação particular em busca dos "pingos nos 'is'". Mas a cada nova pista, o quebra-cabeça parece se complicar ainda mais, nada se encaixa, e a situação começa a ficar perigosa.

"Ser um herói sempre traz consequências, Mickey - continuou tio Myron com uma voz suave. - Mesmo quando você sabe que está fazendo a coisa certa.

Neste livro percebemos um Mickey mais amigável com seu tio Myron (este último é O cara que você deve ter ao lado quando se mete em uma encrenca, e acredite, Mickey tem um imã para coisas ruins). Ema continua misteriosa, mas neste livro, Mickey descobre coisas surpreendentes a seu respeito. Dona Morcega continua a aparecer nesta continuação, e tem papel importante. Ela é quase o Mestre dos Magos, aparece de repente, fala coisas confusas (com sentido) e some. O que realmente é o Abrigo Abeona? Brad Bolitar está mesmo vivo?

"Memos que você não conheça essa dona Morcega, aposto que conheceu alguma dona Morcega. Ela é a velha sinistra que mora na casa sinistra no fim do quarteirão. Toda cidade tem uma."

Sim meu amigos, o mistério ficou bem maior e bem mais intenso, neste segundo livro, unha que é bom, não tenho mais. Isso por que comecei a ler "Uma Questão de Segundos" no Sábado, e no Sábado mesmo terminei.  Não tinha "A Toda Prova". Domingo (26) foi aniversário da minha mãe, não pude sair para comprar, e confesso, não pensei no livro. Mas quando acordei na Segunda feira, o desespero bateu. OH MY GOSH! QUERO A CONTINUAÇÃO. Minha mãe que super entende meu caso de amor com os livros do Harlan, me presenteou. (#ThayFeliz) (#ThayNaLivraria) (#ThayPegandoMuitosMarcadores) (#ThayVaiFazerSorteioDeMarcadores).

Muitos fatos são revelados em "Uma Questão de Segundos", mas o Coben ainda consegue deixar muito mistério para o último livro da série. "A Toda Prova" é choque de monstro.

"Os jovens pensam que os adultos têm todas as respostas, mas a única diferença entre ambos é que os adultos sabem que não há respostas fáceis."


Top Comentarista Agosto

6 comentários:

  1. Pelo que percebi em comparação ao livro anterior é que este é bem mais movimentado e intenso. Isso é muito bom pois mostra que o autor soube dar continuidade a história. Espero que o próximo também siga a mesma linha e que o autor consiga manter a qualidade da história.

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooi :)
      "Alta Tensão" é o décimo livro da série Myron Bolitar, mas esta série não segue uma ordem. Cada livro, uma história diferente.
      Ainda não li, mas se é do Harlan, digo sem medo de errar, você vai amar kkkk

      Beijoooos!

      Excluir
  2. Ai, eu estou com uma pulguinha atrás da orelha! Você disse que segue uma ordem... Alta tensão é o volume qual?
    Porque eu peguei para ler, não sabendo que era uma série. E super me interessei pelos primeiros livros também! Vou ter que lê-los antes.
    Beijocas

    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Livros com sequência sempre me deixam ressabiada. Sempre penso que livro bom é livro de volume único, principalmente para começar a se lançar como escritor. Porém, como não li nem o volume I desse autor, aliás, não li nenhum livro dele até hoje, não posso falar nada. Primeiro preciso ler e avaliar e depois sair falando bem ou criticando.
    Como você gostou e recomendou, um ponto positivo ele já tem rs.
    A parte mais engraçada dessa resenha é: "(#ThayPegandoMuitosMarcadores) (#ThayVaiFazerSorteioDeMarcadores)." - hahahaha, ri muito.
    Queria que na minha vida as pessoas também me levasse à livraria para escolher meu presente, mas ninguém leva rs. E quando vou, fico pensando: "Mas, na internet está mais barato". rsrs
    Nessas horas, também penso como gostaria de ser rica e dar conta de toda minha lista de presentes rs.
    De qualquer forma, te recomendo a trilogia da Marie Lu, não sei se você leu, mas tenho certeza que vai gostar =D!
    Vou deixar apenas o volume I na minha lista, quando eu comprar e ler, faço minhas avaliações para a aquisição do vol II.
    Valew!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler as resenha de Refugio e ja vim ver a de Uma Questão de Segundos. Gosto de livros com sequência mas só quando tenho todos os livros, não tenho psicologico para aguentar a espera de ter o proximo, não paro de pensar no livro ate saber o final kk.
    Esse livro parece ter mais mistérios ainda, quando você acha que ele simplesmente descobriria tudo parece piorat né. Ainda quero ler o primeiro para ler esse.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thaynara! A última resenha, também relacionada ao Harlan Coben, foi um sucesso. Ainda não conhecia o livro Uma Questão de Segundos, e também não sabia que fazia parte de uma série. Como pode tanto mistério para tantos livros?! Gostei.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D