[Resenha #47] Extraordinário (R. J. Palacio)






Título: Extraordinário

Autor: R.J. Palacio

Páginas: 320

Editora: Intrínseca

Publicação: 2013

Classificação: 5 estrelas







Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência um, ele é um menino igual a todos os outros. 

Olá Queridos Leitores,

Pra começo de conversa devo admitir que evito livros em que a temática é a doença de algum personagem, na verdade eu não gosto muito de histórias tristes e tenho uma certa antipatia com personagens que vão se tornando chatinhos demais por causa da doença. 

Acontece que várias pessoas começaram a falar comigo sobre o Extraordinário, recebi inúmeras recomendações e comecei a vê-lo em vários sites e estantes do Skoob. Diante disto, deixei de lado meu pré-conceito com livros tristes e resolvi dar uma oportunidade para o tal livro.

Para minha grande surpresa logo nas primeiras páginas eu me apaixonei pelo August Pullman e sua história. Eu adorei a estrutura do livro, pois a história é contada sob várias perspectivas diferentes o que enriquece muito a narrativa, o livro está dividido em partes e cada uma delas é narrada por um personagem diferente. Dessa forma é possível conhecer detalhes da história do Auggie sob a visão de seus amigos e familiares.

O livro é fantástico, a autora consegue retratar de maneira fluida todos os problemas, dificuldades e desafios pelos quais o Auggie passa ao longo da história.  E o melhor de tudo, sem transforma-lo em um doente estereotipado, chato e maçante, na verdade, ele é simplesmente encantador e apaixonante.

Extraordinário é perfeito para crianças e adolescentes, uma vez que aborda temas como bullying, preconceito, diferenças, tolerância, aceitação, compreensão e respeito e na minha opinião deveria ser adotado nos currículos escolares. Todavia, apesar de ser voltado para o público infanto juvenil, adultos irão se emocionar com a vida do Auggie. A leitura flui muito bem e ao final você fica com a sensação de quero mais! 

Recomendo muito a leitura deste livro!!!


Para quem ficou querendo mais....

Depois do sucesso de Extraordinário, a R.J. Palacio lançou mais três livros que estão relacionados à história do Auggie. 

O livro chamado O Capítulo de Julian, tem apenas 96 páginas, foi lançado exclusivamente em ebook e apresenta a história de acordo com a visão do Julian que estuda com o Auggie e não é lá muito legal com ele. 

365 Dias Extraordinários é um livro de frases inspiradoras, são os preceitos do professor do Auggie, o Sr. Browne. 

E por fim foi lançado Pluto, que conta a vida do August antes de ele entrar na escola. O livro é narrado pelo Christopher, amigo de infância do Auggie. Assim como O Capítulo de Julian, Pluto só foi lançando em ebook e ainda não foi publicado em português. 

E ainda, parece que esse Extraordinário vai ganhar uma adaptação para as telonas, parecem que são apenas boatos, mas ficarei aguardando mais informações sobre esse filme que tem tudo para ser INCRÍVEL! Abaixo, o book trailler que encontrei no YouTube! 




E vocês, já leram Extraordinário? O que acharam do livro? Já conheciam os outros livros relacionados ao August? 

Espero que tenham gostado desse meu primeiro texto para o Vivemos em Livros!

Bjos! :*

5 comentários:

  1. Olá, te indiquei numa TAG, espero que não se importe, bjs adoro seu blog
    http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com.br/2015/05/tag-complete-frase.html

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no ano passado, mas não gostei tanto assim :(
    Não sei, acho que não consegui "visualizar" bem o rosto do Auggie e isso me irritou um pouco. É um livro bonito, não dá pra negar. Mas ainda assim não ganhou meu coração.
    Desses 3 livros citados abaixo, eu só conhecia o livro dos preceitos. Pra quem amou a história de Auggie, esses dois ebooks devem ser ótimos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Genteee, para tudo rsrsrs...eu já queria esse livro, agora com sua resenha, eu necessito do livro, nossa fiquei com mais vontade ainda de ler!

    Obrigada, beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro emprestado de uma amiga! Ele é mto pft, lindo, maravilhoso. O Auggie é muitooooooooooo fofo *___* Esperando ansiosamente pra ler os outros :3
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já o comprei, li, indico sempre que possível, amo, me encanto e suspiro.
    É impossível não gostar de "Extraordinário", ele se encaixa em todas as idades, para diferentes gostos.
    Os personagens me cativaram e o enredo me emocionou, é tudo perfeito <3!!
    Quero ler os outros livros advindos dele também ^^.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D