[Resenha #51] Encontre-me (Romily Bernard)



Título Original: Find Me
Autor: Romily Bernard
Páginas: 304
Editora: Globo Livros
Edição: 2014
Estrelas: 5


SinopseUm clima de suspense crescente, narrado sob o ponto de vista de uma heroína com a cara do século 21: a descolada adolescente Wick Tate. Órfã de mãe, e filha de um violento criminoso, a garota só confia em seu aguçado instinto de sobrevivência quando se trata de cuidar de si mesma e da irmãzinha, Lilly. Não confia em ninguém – nem mesmo nos pais adotivos com quem ela e Lilly temporariamente vivem num confortável lar de classe média alta próximo à cidade de Atlanta. Por isso mesmo, tenta se garantir mantendo uma secreta e rentável "atividade extracurricular". Faz investigações on-line sob encomenda para mulheres que suspeitam da fidelidade dos parceiros. Wick é uma hacker de mão cheia. O peculiar estilo de vida de Wick sofre uma reviravolta quando Tessa Waye, uma antiga amiga de escola, é encontrada morta e o diário dela acaba nas mãos de Wick. Em meio às páginas, uma enigmática mensagem: "Encontre-me". Aos poucos, Wick involuntariamente é enredada numa rede de mistério que se transforma num desafio pessoal, quando se descobre que Tessa foi assassinada – e que Lilly pode ser a próxima vítima. Para chegar à identidade do assassino, Wick terá de contar com todo seu talento em programação de computadores, além da ajuda constante do vizinho, com quem tem uma certa tensão sexual, Griff.

Com um enredo que mantém o leitor agarrado ao livro da primeira à última página, Encontre-me é o livro de estreia de Romily Bernard e o primeiro da trilogia homônima, "Encontre-Me". 



Wicket é uma hacker profissional de 17 anos. Aprendeu os vários macetes com um amigo de seu pai, que diga-se de passagem, é traficante. Vive em problemas com a polícia. Mas não pensem que ela é uma menina boba, vítima do destino. Negativo!

Wick juntamente com sua irmãzinha Lily, que tem 11 anos, moram há 5 meses com duas pessoas maravilhosas, seus pais adotivos, Bren e Todd. Eles fazem de tudo para que a cada dia, Wick e Lily sintam-se em casa. O pai biológico delas está foragido, e depois de tantos lares adotivos, elas finalmente caíram nas graças de Bren e Todd.

Carlson, o polícia, faz visitas regularmente a casa do casal. O que causa tremenda angústia em Wick, ela tem quase certeza de que ele desconfia de sua profissão, e tem certeza de que ela mantém contato com o pai. Apesar de Bren e Todd serem os pais atenciosos, toda aquela perfeição causa um incômodo em Wick, que começa a trabalhar bem mais como hacker, oferece seus serviços para esposas/namoradas que querem descobrir se seus parceiros são fiéis.

"Não é porque alguém deveria protegê-la que essa pessoa realmente a protege."

Estava tudo saindo como planejado, mas em uma madrugada, alguém deixa para Wick, na porta dos fundos o diário de Tessa com um post- it escrito "Encontre-me", mas há um problema. Tessa, sua melhor amiga, cometeu suicídio.

Wicket começa a buscar pistas do que levou Tessa a tirar a própria vida, depois de ler algumas páginas do diário, ela percebe que a amiga estava tendo um caso com um homem mais velho, e o relacionamento estava preste de chegar ao fim. E se não foi suicídio?

A narrativa é em primeira pessoa, sob a visão da Wick, o que deu super certo devido ao grande mistério que gira ao redor da obra. O enredo do livro é simples, o que nos faz pensar que somos mega detetives, mas não é por que é simples, que se torna fácil desvendar o mistério. Sabe aquele ditado "De onde menos se espera é de onde vem"? Pois é, esse dito popular fala muito sobre o livro.

"Meus amigos diriam que sabem quem sou, mas eles sabem realmente apenas quem eu gostaria de ser."

Sobre os personagens de modo geral, gostei deles. Só achei que a autora errou na idade dada para eles, Lily e Tally (irmã de Tessa) tem a mesma idade, mas os diálogos delas são bem profundos, e cheio de rodeios. Crianças de 11 anos quando tem algo para dizer, falam logo, e não medem palavras.  

Eu super indico a leitura, não dei nota 5 pois achei que a autora errou no quesito acima citado. "Encontre-me" é uma história envolvente, e o plano de fundo que a autora criou deixa brechas para um próximo livro.

"- Você é inútil para mim agora, sabe disso? - Seus lábios deslizam em um sorriso secreto, como se tudo fosse alguma piada engraçada. Mas não é. E é por isso que sei que estou com problemas. Pois o que você faz com seus brinquedos quando já não os quer? Você os joga fora.

Página 86 do diário de Tessa.

21 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a premissa da história. É um livro que pretendo ler em breve. Adorei sua resenha e os quotes escolhidos.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha tenho que confessar que a trama do livro me deixou bastante interessada, mas eu entendi mais omenos, porque pelo que vi se trata de um hacker certo? E a policia desconfia dos personagens por conta do que a menina faz e tudo mais? Ai depois fiquei assim com um ponto de interrogação, mas eu acho que foi porque vc n contou mais do que devia. Mas mesmo assim fiquei de boca aberta aqui louca querendo ler. Me parece ser um livro muito legal. Sério, eu acho que irei ler viu? Gostei de verdade.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-centelha.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Achei a capa desse livro super linda e a premissa é bem interessante! Gosto de livros em que a história é envolvida em mistérios!
    Eu provavelmente me incomodaria com o mesmo quesito que você citou, pois em outros livros que li identifiquei situações semelhantes onde crianças falam e agem de uma maneira não condizente com suas idades.
    Fiquei interessada e vai entrar para minha Wishlist :)

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que louco, a amiga comete suicídio e ela recebe o diário da amiga com essa mensagem, não estava me sentindo interessada pela obra até chegar nessa parte. Fiquei MUITO, mas muito, curiosa.
    ' Crianças de 11 anos quando tem algo para dizer, falam logo, e não medem palavras.' discordo, trabalho um tempo com crianças, jovens e adultos e tudo depende do contexto! Quando e trata de seres humanos não dá para ser inflexível.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Caraca!
    Não conhecia esse livro, mas adorei o enredo. Bemmmmmmmm diferente de tudo que eu costumo ler.
    E sabe que eu queria ser uma hacker? hahahahahahahha
    Mas tudo bem, fico só com a história mesmo :p
    Desejado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa capa é muito massa. Adoro livros de suspense. WOW, 5 Estrelas. Parece ser ótimo, acho que vou ler quando puder. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Gostei da premissa do livro, achei bem diferente, me empolguei ainda mais quando você disse que a gente se sente um mega detetive,hahaha gostei mesmo e se tiver oportunidade vou ler com certeza.

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ter uma boa trama, mas concordo com você: personagens de 11 anos, com diálogos complexos. Não sei! Mas não me parece verossímil. Mesmo assim, fiquei interessada no livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Não conhecia o livro e agora fiquei bem curiosa com ele, até porque AMO um mistério. Também não acho legal quando os autores fazem diálogos forçados e inteligentes demais com crianças, fica bem forçado, na minha opinião. Agora essa capa... gostei não :/
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caramba!!! Não conhecia o livro e fiquei bem interessada, adoro livros desse gênero. Vou procurar e ler com certeza.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não conhecia o livro, mas logo de cara me despertou curiosidade..
    Comete o suicídio e deixa o diário para uma amiga, qual será a mensagem que ela quis deixa...
    Li um livro esse final de semana com certa semelhança com essa história.
    Parabéns pela resenha.
    Dica anotada.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Parece interessante, gosto de suspense, mas esses erros bobinhos (como debates que não condizem com a idade do personagem) podem realmente comprometer a leitura.
    Talvez eu o leia, pois realmente gosto desses mistérios. O problema de confiaça dela é bem compreensível...Vamos ver o que acho :p!

    ResponderExcluir
  13. Normalmente eu não sou atraida por livros desse estilo, mas eu gostei da sinopse e como não conheço nada do autor, acho que posso dar uma chance sem problema nenhum.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Taynara!
    Sua resenha está ótima, mas infelizmente esse livro não faz muito meu estilo e não fiquei tão interessada assim para lê-lo. Mas é bom saber que você gostou. :)
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Uau! Nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas pela sua resenha, fiquei curiosíssima para lê-lo e conhecer melhor essa história, saber como termina.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Apesar da sua resenha - muito boa por sinal -, me fazer vacilar sobre ler o livro... o enredo não faz bem o meu tipo. Normalmente, quando se resume a livros assim, prefiro com mais romances, daqueles bem intenso, com parte hot e tudo.. sabe?
    Enfim, sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não conhecia o livro e achei as vidas deles bem perigosas o que torna interessante a premissa do livro.

    ResponderExcluir
  18. Estranhamente chocante e curioso. Esse negócio de suspense me dá uma curiosidade sem tamanho hehehe. Já fiquei aqui imaginando a cena da menina encontrando o diário! srsr.

    Belíssima tua resenha! Parabéns!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com a amiga de Wick. Gosto de livros de suspense e investigação. Anotei a dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor tudo bem?
    Sua resenha me deixou super curiosa quanto o enredo da história, a premissa em si já chama muito a atenção do leitor.
    Vou anotar a dica de leitura para o futuro.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  21. Caramba, que livro é esse?
    Nossa, fiquei super curiosa, quero ler esse livro em breve.
    Amei a resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D