O Titanic deixando Southampton, 10 de abril de 1912 |
O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo. Na noite do naufrágio os vigilhas do mastro não dispunham de binóculos, um item que poderia ter evitado o naufrágio, se eles tivessem visto o iceberg antes. Apesar de o navio ter apenas 3 motores ele possuía 4 chaminés, sendo uma delas com função ornamental.
Sala de ginástica do Titanic |
Com 2223 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima já registrada (em tempos de paz). O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época, e em 1910, um folheto informativo da White Star Line o citava como "praticamente inafundável".
O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado quando quase 400 milhões de pessoas assistiram ao filme. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais, surgindo centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito da causa do naufrágio.
A Grande escadaria da primeira-classe a bordo do Olympic (Navio gêmeo do Titanic) |
O Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo e a opulência. A seção da Primeira-classe tinha uma piscina, um ginásio, uma quadra de squash, banhos turcos, banhos elétricos e o Café Verandah. As salas comuns da Primeira-classe foram adornadas com painéis de madeira esculpidos, móveis caros e outras decorações. Além disso, o Café Parisien oferecia culinária aos passageiros da primeira-classe, com uma varanda iluminada pelo Sol. Havia bibliotecas e cabeleireiros tanto na primeira como na segunda classe. A sala geral da terceira-classe tinha painéis de pinheiro e móveis robustos.
Na sua viagem inaugural, o Titanic carregava um total de 20 botes salva-vidas de três tipos diferentes:
- Botes 1 e 2: cúteres de madeira de emergência: capacidade para 40 pessoas.
- Botes 3 a 16: botes de madeira: capacidade para 65 pessoas
- Botes A, B, C e D: botes "desmontáveis" Englehardt: capacidade para 47 pessoas.
Olympic (à esquerda) ao retornar a
Belfast para reparos em março 1912, e o Titanic (à direita).
Esta foi a última vez que os dois navios
irmãos seriam vistos juntos.
|
O Titanic foi equipado com cinco bombas de lastro, usadas para equilibrar o navio, e três de esgoto. Dois canos principais de lastro, de 250 mm, corriam por toda a extensão do navio e válvulas controlando a distribuição de água eram operadas do convés. A capacidade total de bombeamento de todas as oito bombas era de 425.000 galões por hora. Durante o desastre, os engenheiros reportaram que as bombas conseguiram retardar a inundação da sala da caldeira n° 6 nos primeiros dez minutos após a colisão. As bombas também mantiveram o ritmo da inundação da sala da caldeira n° 5. Isso não indica que o navio poderia manter sua flutuabilidade indefinitivamente, porém, enquanto as bombas tivessem vapor para alimentá-las, o navio poderia retardar a inundação. O Titanic não poderia naufragar até essas seções estarem completamente inundadas, anulando o efeito das bombas. Isso não ocorreu até as 23:50 da noite do naufrágio.Um dos principais fatores para o naufrágio do Titanic era que os rebites, utilizados 3 milhões ao total para montar a estrutura do navio,não aguentaram a pressão e estouraram o que fez com que a estrutura cedesse.
Os testes marítmos do Titanic ocorreram pouco tempo depois dele ter sido equipado nos estaleiros da Harland & Wolff. Os testes estavam agendados para começar às 10h00 de segunda-feira, 1 de abril, nove dias antes de partir de Southampton para sua viagem inaugural. Porém, as más condições do tempo adiaram os testes para o dia seguinte.
Titanic (direita) após o quase-colisão com o New York (à esquerda, com o Oceanic). |
A bordo do Titanic estavam 78 foguistas, graxeiros, bombeiros e 41 membros da tripulação. Ninguém da equipe doméstica parecia estar a bordo. Representantes de várias companhias viajaram no Titanic durante os testes, incluindo Harold Sanderson, Thomas Andrews e Edward Wilding, da Harland & Wolff. Bruce Ismay (diretor da White star) e Lorde Pirrie estavam muito doente para comparecer (inclusive na viagem,fazendo com que seu sobrinho Thomas Andrews comparecesse em seu lugar). Jack Phillips e Harold Bride serviram como operadores de rádio e ajustaram o equipamento Marconi. O Sr. Carruthers (francis), um inspetor da Board of Trade, também estava presente para ver se tudo estava funcionando, e se o navio estava apto a receber passageiros. Depois dos testes, ele assinou um "Acordo e Contas de Viagens e Tripulação", válido por 12 meses, declarando que o navio estava apto para viajar. O Titanic tinha potência extrema para freios, podendo freiar em no máximo 1 km.
Oiii
ResponderExcluirSabe que até hoje quando assisto o filme eu choro? Assisto o filme pelo menos 2 vezes ao ano.
Sou apaixonada pelo assunto e sempre que vejo uma materia sobre o titanic paro para ler.
E me emocionei lendo seu post. Juro... Sou assim quando o assunto é o Titanic, fico imaginando o quanto aquelas pessoas sofreram, quantas crianças sentiram dor até tudo deixar de existir sabe? Aaaaa chorando. :'(
Parabéns pela matéria.
Beijos
Coleções Literárias
Entendo perfeitamente. Acho interessante a história desse gigante. Minha irmã é super viciada, ele assiste várias vezes ao ano. Graças a ela, sei algumas falas decoradas kkkkk
ExcluirBeijooos!
Ué, já acabou? Queria saber mais! Quando se trata de Titanic toda informação é instigante. Até hoje o filme me faz ter frio na barriga e chorar como um bebê. Os momentos em que o navio começa a inundar é tão emocionante e pensar no desespero e agonia daquelas pessoas é doloroso. 1517 mortes... Creio que a grande maioria eram os tripulantes e pobres :/
ResponderExcluirAcabou não moça! É UMA SEMANA ESPECIAL. Hoje foi só primeiro dia.
ExcluirBeijooos!
Adorei esse especial! Já conhecia essa terrível história do Titanic, que resultou em 1517 mortes. Um navio tão potente que, infelizmente, bateu em um iceberg. Há pouco tempo esse naufrágio fez 100 anos e é lembrado até hoje. Espero que isso nunca seja esquecido, pois muitas pessoas que morreram precisam ser lembradas!
ResponderExcluirMuito legal ver que alguém está trazendo mais sobre a história do Titanic e contando um pouco mais sobre essa tragédia que matou muita gente. Com mais informações não ficamos limitados pelo filme.
ResponderExcluirAi, que maravilha essa semana dedicada à Titanic *-* Eu realmente gosto do filme, mas sempre critico um pouco sobre todo mundo ver aquele fato como algo lindo '-' O romance de Jack e Rose é simplesmente épico, mas eu não consigo não pensar em toda aquela gente que teve a vida tirada naquele dia.
ResponderExcluirTodo o mundo devia estar lendo isso aqui, pra abrangir o conhecimento sobre esse fato.
Muito legal essa tua ideia de fazer uma semana especial sobre essa tragédia tão grande, que acabou com a vida de tanta gente. Acho realmente importante sabermos que nem tudo são flores ou romantismo como no filme. Mas preciso admitir que as instalações do navio eram realmente magníficas!
ResponderExcluir