[Resenha #46] Hamlet em Quadrinho (William Shakespeare, Sam Hart e Bruno S.R.)



Autor: William Shakespeare

Adaptação: Bruno S.R.

Ilustração: Sam Hart

Páginas: 71

Editora: Farol

Classificação: 5 estrelas



Sinopse: Adaptação aos quadrinhos da obra Sheakspeareana 'Hamlet'. Na obra, Hamlet, um príncipe sonhador e impulsivo, é movido pelo desejo de vingança, pois o espectro do pai lhe conta que foi assassinado por Cláudio, seu tio, que acaba se casando logo após a morte do irmão com sua mulher, a Rainha Gertrudes.

As histórias de Shakespeare são obviamente muito famosas, sendo Hamlet sua peça de teatro mais aclamada pelos críticos, por ser bem escrita e contada com maestria. A história se concentra no drama de Hamlet após o falecimento de seu pai, e o casamento de sua mãe com o novo Rei, seu tio Cláudio. O príncipe se vê então em meio a dúvida entre seguir com sua vida ou perseguir a vingança contra seu tio, e sua mãe. Como em toda obra de Shakespeare, acompanhamos um drama moral e um desfecho cheio de consequências, bem parecido com o que vivemos (toda escolha traz consigo uma consequência), além de claro as famosas mortes numerosas, e os finais nem sempre felizes, ou em sua maioria tristes. 

             "Meu coração castigado se aquece quando penso que poderei dizer na cara dele:"Foi você."

Para os amantes de literatura clássica e quadrinhos vale muito a pena comprar a adaptação, o texto não foi muito modificado e a arte desse HQ é maravilhosa. Além disso, poder ver as cenas enquanto lemos é outra vantagem que os quadrinhos trazem, o que os diferencia dos livros um pouco, e pode até mesmo suprir a necessidade por um filme ou adaptação em série. 

     "Meu Deus! Será que a grande memória de um homem pode durar mais de meio ano após a morte?"

Hamlet é por muitas vezes descrito como louco, egoísta, vingativo e confuso, por não saber se deve seguir as instruções do fantasma de seu pai, ou esquecer que seu tio Cláudio assassinou seu pai, que sua mãe casou-se após dois meses de viuvez e a verdade de que Ofélia não o amava de fato, mas era uma das peças usadas pelo Rei para controlar Hamlet e sua fúria. 

A loucura é um tema muito abordado nessa obra, começando pelo momento em que Hamlet vê o fantasma de seu pai, passando pelo comportamento de Ofélia após a morte de seu pai, até as cenas finais de batalha onde Hamlet descobre todas as armações feitas contra sua vida, e apesar de sacrificar a vida de pessoas que ama prossegue com sua vingança. Seria a loucura o começo da razão ou o fim dela?

     "Meu elogio é sincero. Você é meu melhor amigo, porque é o único que sofre tudo sem sofrer nada."

Essa obra traz também uma das frases mais conhecidas e citadas da literatura, "To be or not to be, that is the question", "ser ou não ser, eis a questão". Hamlet talvez tenha decidido ser mas não soube dosar a intensidade de si mesmo e acabou por causar tragédias maiores, a dúvida que fica é: se ele tivesse perseguido o caminho do diálogo e do não ser, a verdade teria sido descoberta por todos? Talvez com calma ele conseguiria revelar a maldade do Rei e não se considerado louco no processo, além de não perder as pessoas que amava. E então, ser ou não? Fica ainda o questionamento deixado por Shakespeare há mais de cem anos atrás. 


E aí, já leu essa obra? Gostou? Chegou a alguma conclusão? Conta pra gente nos comentários, deixe suas sugestões e até a próxima. 




8 comentários:

  1. Hamlet é uma obra que é tão conhecida quanto Romeu e Julieta, e já li muitos livros que citam Hamlet e há algum tempo eu até prometi ler Hamlet, mas aí esqueci :P KKKKKK Gosto de quadrinhos, mas faz tanto tempo que não leio... Não sei como seria recomeçar a ler. Mas gostei da ideia, já vi outras obras clássicas sendo adaptadas para os quadrinhos e gostei bastante da ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito da ideia de adaptar clássicos para quadrinho, deixa a obra acessível a um público diferente, e tira a ideia de que certos livros não são para todo mundo. Quanto a ler Hamlet, comecei a ler Shakespeare na faculdade porque antes tinha muito medo de não gostar ou não entender a genialidade dele, mas gosto muito agora.

      Excluir
  2. Já ouvi muito falar sobre Hamlet, por ela ser famosíssima ao redor do mundo graças ao Shakspeare. Porém, eu ainda não conheço realmente a história, por isso fiquei bastante interessado em ler essa HQ. Sem falar que as ilustrações parecem estarem ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são bem diferentes do que vemos por ai, acho que ficaram no tom certo de Shakespeare, as obras dele são trágicas e sombrias, e foi isso que o hq passou nas ilustrações.

      Excluir
  3. Eu li o livro e adoro a história, apesar de ser suspeita pra falar, porque amo qualquer coisa que o Shakespeare escreve. Hamlet em particular é uma das histórias mais bem desenvolvidas do autor, na minha opinião, e nos traz muitas reflexões que ainda hoje se mostram atuais. Achei genial a ideia do HQ de livros clássicos como Hamlet, talvez seja uma forma de atrair novos leitores, tornando as leituras mais agradáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é sim uma forma de atrair novos leitores. E não é só você que ama Hamlet não, a maior parte dos críticos considera esse o melhor trabalho de Shakespeare.

      Excluir
  4. Muito legal terem feito a história em HQ. Eu admito que sou bem leiga em relação Hamlet, mas ultimamente tenho lido alguns clássicos, quem sabe pego esse pra ler também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega sim, vale super a pena. É uma história interessante, e bem intensa.

      Excluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D