Resenha #26 - Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)


Como eu era antes de você

Autora: Jojo Moyes
Páginas: 318
I.S.B.N9788580573299
Edição: 1
Ano: 2013

Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Vou começar a resenha com uma simples pergunta: O amor da sua vida tinha uma vida cheia de adrenalinas, andava de moto, saltava de bungee Jump, escalava picos. Mas em um fatídico dia, ele sofre um acidente e fica fadado a viver eternamente em uma cadeira de rodas. E pior, não vendo melhora com os tratamentos, ele então decide morrer. O que você faria? Apoiaria a morte; Ou permitiria que ele vivesse para sempre na depressão, remoendo as lembranças que um dia foram boas?

Will Traynor e Louisa Clarck são seres completamente diferentes, enquanto um teve tudo na vida (Uma noiva, uma casa perfeita, viagens em todas férias) o outro tem que carregar uma família inteira nas costas, incluindo uma irmã que abandonou a universidade por que engravidou.


QuoteComo pessoas tão distintas vão se encontrar? Lou trabalhava em um café há seis anos, mas devido a concorrência, o restaurante teve de ser fechado, e Lou ficou desempregada. Dois anos antes, Will Traynor estava indo para o trabalho em um dia chuvoso, foi atropelado e ficou tetraplégico.

Lou não possuía nenhum tipo de qualificação, e ficava quase impossível conseguir um emprego que pagasse bem. O único, de uma extensa lista, que ela estava apta a candidatar-se era de cuidadora de tetraplégico. O empecilho era: Lou não tinha experiência com esse tipo de trabalho, aliás, seu primeiro e único emprego tinha sido no café.

Lou é destrambelhada, e no dia da entrevista para cuidadora, o nervosismo a consumiu, e apesar de todos os adventos daquele dia. Ela conseguiu a vaga. As vidas de Lou e Will se cruzam neste momento.
 "...Olhei para onde meu paletó havia escorregado, revelando uma generosa extensão de perna nua.".

Em primeiro instante, Lou odeia o emprego, odeia Will, odeia todos daquela casa. O paciente é muito hostil, sarcástico, agressivo, mas Lou está disposta a aguentar tudo por conta do salário. Com o passar de longos dias, eles se aproximam, e criam uma relação intensa, verdadeira e intima. Depois daí, o amor não demorou para aparecer. Não me refiro apenas ao romance, mas àquele amor que rompe barreiras e manda "banana" pro preconceito.

Como eu era antes de vocêComo nem tudo são rosas. Em uma conversa ouvida por trás da porta, Lou descobre que o Will é um suicida em potencial, e deu um prazo de seis meses para os pais se despedirem dele, e se acostumarem com a ideia de que em breve ele não estará mais ali. Pois uma clínica de suicídio na Suiça, Dignitas, seria o último lugar em que ele iria pisar na sua vida. Ou melhor, antes de pôr um fim a ela.

Lou fica devastada com a notícia e tenta mostrar, em seis meses, que é possível viver com a deficiência e ter uma vida "normal". Ainda há motivos para ser feliz. Ela vai fazer de tudo para não ser vencida pelo Dignitas.



Opinião: Esse livro estava há tempos nos meus desejados, mas não era por causa da sinopse, pois achei ser bem clichê, mas pela capa. Sim, eu compro livros pela capa. Mas sempre que o via nos sites, meu foco se desfocava. Um dia, resolveram sortear esse livro em um grupo do Skoob no Whats, e advinha quem ganhou? \O/ EEEU! Comecei a lê-lo no mesmo instante que abri a embalagem. "Como eu Era antes de Você" não é uma história de amor, onde os pombinhos se apaixonam a primeira vista e o final feliz é notório. O livro retrata a vida, e como ela é difícil. No decorrer das páginas vamos acompanhando em detalhes a aproximação de Lou e Will. É ENCANTADOR!
O livro traz um tema bem polêmico: O poder morrer quando quiser. Não sabia que a cínica existia, mas depois da leitura, pesquisei e me surpreendi com o que achei.
Em nenhum momento do livro fiquei chateada com o Will, é totalmente compreensível a decisão dele. 
"Ninguém pode julgar. Cada um sabe o tamanho de sua dor, ou a ausência total de sentido da sua vida" (Quote 'Veronika decide morrer' de Paulo Coelho)

Depoimento de brasileiros que se inscreveram na clínica especializada em morte.

Mitos e realidade sobre o suicídio assistido na Suíça.

20 comentários:

  1. OMG esse livro é TÃO triste. Chorei horrores enquanto lia, especialmente nas cenas onde demonstra a dificuldade de acesso de um deficiente e as limitações, já que convivo diariamente com uma mãe deficiente visual e uma avó cadeirante. Foi uma leitura muito intensa. E o final ='''(((((((((
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  2. oiie!!
    Primeiro parabéns pelo blog ainda nao tinha acessado rs achei muito fofinho.
    Nossa amei a resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro principalmente pela capa. me chamou muita atenção.a historia parece ser encantadora. com certeza irei ler
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, esse é o livro que eu recomendo para todo mundo, principalmente para os que não tem costume de ler. A história é super envolvente e surpreendente. Vou dar uma olhada nos links que você disponibilizou!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  4. O livro me fez lembrar os filmes Intocáveis e Tudo por amor. São histórias que nos emocionam.
    Ah, e essa questão do suicídio planejado ficou em destaque essa semana por causa da americana com câncer que decidiu por fim no sofrimento. Muito tocante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Parabéns pela resenha, bem elaborada ela, gostei muito. Sou louca para ler esse livro e com sua resenha, fiquei mais curiosa ainda. Seguindo seu blog.
    Beijos *--*
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, moça.
    Eu adorei a resenha, e por sua opinião fiquei encantado e morrendo de vontade de lê-o, apesar de parecer uma estória clichê, creio que no enredo deva ter muitas coisas reflexivas. Já queria ler, agora quero mais ainda.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Thay acredita que ainda não tive coragem de ler esse livro menina, sei da intensidade dele e só enrolo pois sei que vou chorar muito.Em breve tomo coragem , que bom que gostou da leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    Gostei bastante da sua resenha. Eu tbm compro livros pela capa as vezes hahaha. Achei que a autora teve uma boa abordagem do tema, não vi nenhuma resenha negativa. Estou afim de ler de ler o livro e espero gostar da história como você.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Thay <3

    Parabéns pela resenha, adorei. Estou com dois livros dela para ler, mas não me empolguei ainda. Ando meio lenta nas leituras >_< Mas só ouço elogios dessa autora. Estou querendo ler muito esse livro. Espero gostar tanto quanto você =)

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro que está entre os desejados faz tempo, só leio crítica positiva
    sobre ele.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá Thaynara, eu achei a capa realmente linda e quem nunca comprou um livro só pela capa neh? Já a historia parece ser realmente encantadora e quebra o tabu da eutanásia, assim o romance desses dois tem tudo para ser mega dramático e fofo do jeito que eu amo <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Thay, tudo bem? Nossa, esse livro está nos meus top desejados, mas sou tipo você, sempre algum livro me desvia a atenção... mas acho que vou tentar trocá-lo no skoob. Bom, adoro esses romances, mas que não são aqueles todos perfeitinhos e que o final é óbvio. Eu adoro um drama, um personagem mais sarcástico e nossa, acho que o Will e a Lou são o casal que combina com meu estilo de narrativa. Ambos tão diferentes e cheio de dificuldades, e que mesmo assim se completam.

    Nossa, realmente a vida do Will deve ter dado uma completa reviravolta depois que ele sofreu o acidente, e entendo as atitudes dele... realmente de um dia para o outro você ver sua vida mudar completamente e se sentir impossibilitado de fazer as coisas que podia fazer antes. Acho que esse livro deve trazer uma ótima mensagem de superação.

    Nossa, não fazia ideia de que existia uma clínica de suicídio. Bem interessante a autora trazer isso para a sua história. Depois vou dar uma lida nas matérias.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oiê....

    Eu tenho uma imensa vontade de ler esse livro... e fiquei com mais vontade ainda de ler... gostei da premissa e também babo demais dessa capa... ao mesmo tempo que gosto de romances que as pessoas se apaixonam com muita intensidade em um piscar de olhos (tendo história é claro) eu também gosto de histórias de amor que ultrapassam barreira do tempo, do espaço e acima de tudo do preconceito... Fiquei perplexa com essa clínica ai... que trabalha com pessoas que querem se suicidar... fiquei mesmo chocada... jamais imaginei isso na minha vida... Adorei tudo!!!! Xero!!!

    ResponderExcluir
  14. Achei o máximo o livro retratar a vida e mostrar como ela é difícil! Enredos perfeitos demais costumam me incomodar. Sou louca para ler algo da autora, tenho alguns livros dela aqui, mas ainda não consegui encaixar nenhum deles na fila... e eu compro livros pela capa também, mas os dela não comprei exclusivamente por causa disso, e sim porque todo mundo costuma gostar muito quando lê!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Thay, tudo bem???
    Chocada!! Não acredito que essas clinicas existem!!!!!!! Eu li o livro "Minha Profissão é Andar" do João Carlos Pecci, irmão do Toquinho. É uma lição de vida, eu fiquei com vergonha de mim mesma, perante tudo o que ele passou e principalmente como ele enfrentou. A luta é diária e no caso dele, o elemento crucial foi o amor da família dele, dos amigos, de pessoas que vieram a se tornar seus amigos. Todo mundo deveria ler o livro dele.
    Por isso fiquei muito triste quando Will decide tirar a própria vida, eu não vou dizer que eu sei o que ele sente, porque eu não sei, só quem sabe é quem passa pela situação. Por isso estou aqui na torcida para que Lou dê o amor que ele tanto precisa para continuar vivendo.
    Quanto a pergunta que fez no inicio, eu acho que para quem sofre o acidente, é muito difícil continuar com a namorada, esposa ou noiva. Acho que tem que encontrar um novo amor mesmo, pois esse novo amor irá amá-lo sabendo de suas limitações. O amor velho, o conheceu no auge da vida, da saúde, da juventude, mesmo que continue do lado dele, eu acho que nunca será completo, infelizmente não mais.
    Eu adoro a escrita dessa autora, já li a última carta de amor e amei.
    Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Flor!
    Sou apaixonada por esse livro, foi uma das leituras mais sofridas de 2014, tanto é que demorei meses para poder concluí-la. Esse livro me arrebatou completamente, fiquei encantada, fiquei triste, me apaixonei, me acabei de chorar, compreendi e ao mesmo não compreendi a escolha do Will. Eu confesso que não sei qual seria minha reação diante dessa situação, e é por não saber minha reação que não julgo Will por suas escolhas e desejos. A única coisa que tenho certeza que não deve ser nada fácil ver sua vida perfeita se desmoronar de uma hora pra outra.
    Acho que todo mundo deveria ler "Como eu era antes de Você", em algum momento.

    Adorei a resenha!!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, moça!

    Adorei a resenha, viu? Eu nem sabia sobre o que o livro tratava (apesar de conhecê-lo), e fiquei bastante interessado. Minha amiga já o leu e disse que é excelente (vale salientar que adoro temas polêmicos, haha!).

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Que sortuda! Jamais que eu ganho algo no skoob, talvez um dia eles vejam que eu existo e me sorteiam haha Eu confesso que não tenho muito interesse na leitura do livro, mas a história parece ser interessante. Como vai virar filme (e com dois atores muito competentes da geração deles) vou esperar lançarem essa adaptação para conhecer melhor essa história.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Thayanara,
    menina quando eu comecei a leitura deste livro, pensei que seria outro romance bobo, o bom e velho clichê. Mas conforme fui lendo e reconhecendo a historia de vida de Will e de nossa personagem, menina me peguei chocada e ao mesmo tempo admirada.
    Vou confessar e dizer que o livro me deixou pé da vida, pois eu ainda esperava algo, que no fim não veio. Contudo a historia foi a melhor e a mais tocante que eu já tive a oportunidade de ler. O melhor livro de romance de todos os tempos, na minha opinião.
    Adorei sua resenha, e ela me fez relembrar esta incrível historia.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Eu sou completamente apaixonada por esse livro, a história de Will e Lou é simplesmente maravilhosa e é impossível não se sentir emocionada com ela, eu chorei com o livro, chorei em partes que nem eram triste, esse livro me fez chorar de felicidade, acredita? Mas claro que nas partes triste eu chorei mais ainda, eu até agora não sei expressar bem o que senti quando li o livro, só posso dizer que foi uma das melhores leituras da minha vida e eu recomendo para todos *-* Enfim, adorei sua resenha e fiquei feliz ao ver que essa linda história também conseguiu te conquistar oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D