Resenha #27 - Amora (Alice Canato)


Alice Canato


Nome: Amora
Autora: Alice Girolamo Canato
Editora: Scortecci
Ano: 2013
Páginas: 336

Sinopse:
Desejá-la era fácil! Era tão simples e descomplicado que dispensava até mesmo a sua presença física. Desejava-a em pensamentos e lembranças; nas bocas e nos corpos das outras mulheres. Desejá-la era inconsciente. O oposto era para ele um exercício árduo e repetitivo. Não desejá-la exigia a sua atenção e constante estado de alerta. Diante dela, toda a sua musculatura doía tesa em cima dos ossos. Não desejá-la era mérito da razão. O envolvimento do empresário Ian Navarro com a jovem Yasmim Sorreau o leva a fazer uma importante escolha. O romance Amora é a história do passado e do futuro dessa escolha.

A história de "Amora" se passa em Colina Nevada, uma cidade rodeada de montanhas, e invernos bem animados. Ian Navarro, é um jovem empresário, lindo e rico. Que retorna a cidade por um pedido de seu pai que está em estado terminal do câncer. Santa Tereza é o nome da fazenda da família, e onde Ian passará os últimos momentos ao lado do pai, Henrique Navarro.

Quando Ian chega a cidade, vira a sensação, pois não é comum ver alguém tão lindo por aquela região.
"- Como ele é? - Yasmim perguntou com o rosto afoguetado.Celeste se antecipou:- Loiro?- Moreno- Bonito?- Melhor.- Como assim?- Imaginem uma noite chuvosa e fria. Vocês estão famintas... Ele é um minestrone fumegante servido numa tigela bem grande!".
Alice CanatoAssim como Ian, Santa Tereza era uma fazenda de tirar o fôlego. Apesar de conhecê-la, Ian também ficou surpreendido com a beleza da terra. Mas ele tinha uma missão, e esperava que fosse rápida: Reencontrar o pai em seus últimos suspiros, vender a fazenda quando herdasse tudo, e voltar a sua vida cheia de permissividade na capital.

Para ficar ao lado do pai, Ian teve que enfrentar um passado angustiante, que ele jurava estar enterrado, mas ao vislumbrar Santa Tereza, ele teve certeza que o passado nunca morre. Naquela casa ele daria adeus a seu pai. O que é bem amoroso de sua parte, levando em conta que Henrique nunca se importou com ele. Ian teve uma infância cheia de rejeições.

Alemão, como era conhecido Henrique, dedicou a vida inteira à fazenda. Mas agora o câncer e mal de Alzheimer o possuíam, mas ele não deu o braço a torcer, todos os dias cavalgava, pois era prazeroso sentir o ar puro do campo entrando em seus pulmões.
"[...] Uma pneumonia me levou para o hospital. Então o doutor Osório, meu velho conhecido, aproveitou para fazer uma bagatela de exames e teste. Vieram os resutados: câncer! Meu pulmão já não era mais o mesmo, mas como uma cirurgia e um tratamento longo de quimioterapia eu teria chance. Poderia viver um pouco mais... Alguns anos, nunca se sabe. Mas havia outro diagnóstico. Era a causa dos apagões de memória, da irritação e da estranheza toda - ele respirou devagar e, dessa vez, olhou desolado para o filho antes de falar. - Mal de Alzheimer."
Semanas depois Alemão faleceu, Ian não tardou a venda da fazenda. Foi morar temporariamente em Santa Teresa para colocar as coisas em ordem para o novo dono. Cuidar da papelada e da venda estavam em seus planos havia algum tempo, mas Yasmim Sorreau foi um surpresa desagradável em primeiro instante.

Ian saiu para passear de cavalo pela sua propriedade e foi surpreendido com algo caindo sobre ele. No caso é alguém. Yasmim estava sobre o pé de Amora quando se desequilibrou, e caiu. A queda foi prazerosamente amortecida pelo corpo de Ian. A amazona tentou seduzi-lo, mas o inexplicável aconteceu. Ele não foi capaz de responder as investidas, e frustrou-se consigo. O que estaria acontecendo?
"Uma espécie de irritação ardia em seu peito - incomodava. Não sentia a euforia da caçada ou a frustração da perda, nem tão pouco compreendeu por que a preservou do seu demônio interior. [...] O amor causou-lhe estranheza, não soube reconhecê-lo assim à primeira vista - desacostumado que era.".
QuoteO romance começou com ironias, muito amor, frases incompletas. Teve muitos segredos, enganação e idas e vindas. E em uma das vindas, anos depois de Yasmim ter ido para Paris, ela volta com uma menininha, Marie, sua filha.

No decorrer do livro, a autora nos apresenta como foi que os personagens entraram na vida dos protagonista. Como Ian conheceu os dois melhores amigos, como Santa Tereza se tornou de Alemão. Conhecemos o passado de Ian, e entendemos o "por quê" de certas atitudes.

É UMA OBRA COMPLETA! E LINDA!



Opinião: "Amora" me conquistou a cada nova página lida. Foram 336 páginas de vários sentimentos se misturando. Raiva, alegria, pena, dor, satisfação, e muita torcida por um final feliz, o que é bem raro. Não gosto de finais felizes MUAHAHAH...  É uma história rica em detalhes, mas não se torna cansativa por isso, pelo contrário, tive vontade de devorar as páginas, literalmente de tanto que a leitura foi gostosa. Muito obrigada por ter escrito Amora, Alice. Tirei vários aprendizados do seu livros, e quotes bastante inteligentes.

9 comentários:

  1. OLa Thay eu amo finais felizes , e quero um nesse livro ainda mais romance hehe , achei a sinopse meio confusa . Mas sua resenha me fez dar crédito a leitura e saciar minha curiosidade com relação aos personagens . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaynara!
    Gostei bastante da premissa do livro; mas confesso que o final da resenha fiquei um pouco confusa: Marie é filha de Ian? Bom, depende de quanto tempo ela ficou em Paris, mas enfim... :\
    Gostei muito da capa x relação com a história, já que foi onde o casal se conheceu, de certa forma onde as coisas mudaram para eles. Sem falar que a capa tem uma delicadeza e inocência incrível. Ficou muito bacana

    Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, tudo bem? Gostei da sua resenha, mas não me animo muito a ler, estou procurando algo um pouco diferente ultimamente. Mas acho bem legal histórias em fazenda, e o modo que eles se conheceram foi bem inusitado.

    A capa é delicada e muito bonita. Eu jurava que era um livro de poema, não sei porque. Que bom que foi uma leitura prazerosa para você.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Gente, a autora exagerou na maldade, não era necessário o cara ter câncer e mal de Alzheimer! E como assim você não gosta de finais felizes? hahaha...Fiquei chocada agora, rs, eu sempre torço por finais felizes! hehe... Adorei esse quote: "As pessoas querem o romance, mas não querem ter o trabalho de amar". Muito legal, e muita gente é assim mesmo. Achei o livro interessante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaynara, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha entusiasmada me deixou curiosa. Cair em cima de seu príncipe encantado não parece muito promissor, né?! haha Deve ser uma cena engraçada. Fiquei curiosa para saber o que acontece, de quem é a filha de Yasmin e tal...

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nussa! Que horror! A autora resolveu descontar todo a raiva no pobre coitado do personagem? E concordo com a Ju ali em cima, eu amo finais felizes e torço sempre por eles! Mas não sei se erei, não gosto muito de romances puxados pro drama! Começo a brigar muito com os personagens kkk.
    bjus!

    ResponderExcluir
  7. Thay, lembro de ter me interessado pelo livro quando você apresentou ele e sua resenha só confirmou meu interesse. A história parece linda e cheia de ensinamentos.
    E como assim você nao gosta de finais felizes?! Choqueei hahahaha
    Eu sempre torço para acabar muito bem. Se um livro tem um final triste, a probabilidade de eu nao recomendá-lo aumenta haha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thaynara! Eu não gostei da parte em que vc disse que o pessoal ficou surpreso com uma pessoa tão bonita na região. Achei meio preconceituoso esse lance de a beleza ser estereotipada com o branco de olhos claros padrão alemão. =P De resto, um pouquinho clichê, mas pode ser bem desenvolvido.
    E como assim vc não gosta de finais felizes? Tu é doida??? Hahahaha!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha visto esse livro, caso não me engane o.O E confesso que embora ele pareça ter uma história bacana, ele não chamou a minha atenção, acredito que a história é bonita e tudo, mas no momento não é algo que eu quero ler, sabe? Quem sabe mais para a frente, né?

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D