[Semana Halloween] Cidades Fantasmas


Cidade pega fogo há mais de 50 anos

Cidade fantasma é o nome dado a uma localidade que foi abandonada.
De uma maneira geral isso ocorre quando a atividade econômica foi insuficiente para suprir as necessidades básicas da população ou por desastres naturais ou causados pelo homem como o acidente que ocorreu em Chernobyl.

7º Kilamba


Kilamba Kiaxi, é uma nova cidade do município de Kilamba Kiaxi, Angola, na província de Luanda. Inaugurada em 11 de Julho de 2011 e criada para ser sede do criado município de Belas.

Vista parcial de Kilamba
Quando foi inaugurada a cidade possuía dez quilômetros de estrada, 48 lojas, parques de estacionamento,um hospital, clínicas e está prevista a construção de pelo menos 12 centros de saúde no local. Está previsto também a instalação de depósitos seletivos de lixo. Ao lado das zonas residenciais foram reservados espaços para investimentos privados. Traduzindo, Kilamba tem tudo, menos moradores.

Os imóveis de Kilamba, custam entre 150 mil e 200 mil dólares, preço inacessível para a esmagadora maioria da população, que vive com entre 2 e 3 dólares por dia.


“Kilamba é uma cidade fantasma construída para uma classe média que não existe em Angola” (Rafael Morais)

6º Copehill Down


   É uma vila tranquila. Mas se olharmos bem, percebemos que há algo de errado, e quando souberem o que é essa vila, vão ver que ela não é tão tranquila quanto aparenta ser.

   Copehilh Down está localizada em uma planície de Salisbury no condado Inglês de Wiltshire.


   Essa aldeia é bem parecida como qualquer outra. Como eu disse, "parecida". O que a difere das demais, é que ninguém vive aí.

   Copehill Down é uma cidade fictícia, construída exclusivamente para o treinamento do exército em áreas urbanas. As fotos encontradas da aldeia, é o mais próximo que os curiosos podem chegar.

   A tranquilidade da vila, só é perturbada pelos tiros de canhões, tiroteios de metralhadoras, gritos e outros sons que só podem ser ouvidos em guerras.


5º Fordlândia


Fordlândia

   Fordlândia é uma vasta faixa de terra adquirida por Henry Ford, localizada no Pará. Ford tinha a intenção de abastecer suas fábricas com o látex para a confecção de pneus para os automóveis, que até o momento dependiam da borracha produzida na Malásia.
Fordlândia
  
   A terra de 14.568km² era infértil e cheia de pedras. Nenhum dos gerentes da Ford naquela época tinham entendimento de Agricultura Equatorial. As Seringueiras, árvores de onde o látex era extraído, ficavam bem próximas, o que facilitou o ataque de pragas à plantação.

  
  Os trabalhadores, tinham uma alimentação totalmente norte-americana, viviam de hambúrgueres e outras frituras. Uma alimentação com o qual os brasileiros na época não estavam habituados, o que causava conflitos e consequentemente baixa produtividade. Em 1930, os trabalhadores revoltaram-se contra os gerentes. Os mesmo tiverem que se esconder na selva até o Exército brasileiro intervir.
  
    Ford tentou relocar as plantações em Belterra, onde haviam melhores condições para o cultivo da Seringueira. Porém, em 1945, surgiram novas tecnologias que permitiam a fabricação de pneus através do Petróleo. Em 1947, Henry Ford faleceu, e seu neto Henry Ford II assumiu o comando da empresa, e encerrou os serviços aqui no Brasil. Tudo feito aqui no Brasil, foi um desastre total, e contabilizou um prejuízo de mais de vinte milhões de Dólares.

    Na literatura, o historiador da Universidade de Nova York, Greg Grandin lançou o livro "Fordlandia – A ascensão e a queda da cidade perdida na selva de Henry Ford", considerado um dos cem melhores livros publicados em 2009 pela Amazon.

4º Centralia

Centralia

   Gostam de vídeo games? E de filmes de Terror? Mesmo se você não for fã de nenhuma das distrações citadas anteriormente, tenho certeza que já ouviu falar de Silent Hill.
Você já teve vontade de visitar a cidade do vídeo game? Venho lhe informar que,  sim, é possível visitar esse lugar cheio de monstros e demônios. Mas calma! Não vá achando que você vai encontrar aquelas enfermeiras que se movimentam através de algum barulho.

    A Silent Hill da vida real não é tão mágica, mas tem uma história bastante interessante.
Centralia é um distrito localizado na Pensilvânia, no condado da Columbia. Foi fundada em 1875, e é a cidade americana que pega fogo há mais cinquenta anos.

   A cidade era como qualquer outra, tinha casas, carros, escolas, igrejas, restaurantes e uma mina de carvão. Apesar de ser pequena, Centralia não era tranquila. A cidade sofria vários atentados dos mineradores que participavam de uma ceita conhecida como Molly Maguires, que realizavam incêndios, sequestros e assassinatos pelo estado da Pensilvânia.

Moradores de Centralia perante a destruição do incêndio de
1908
   Acontece que em um possível atentado dos participantes da ceita, em 1908, houve um incêndio que destruiu casas e armazéns. O fogo só foi controlado graças aos esforços dos moradores. Não houve registros de morte. No ano de 1962, a cidade contratou o serviço de cinco bombeiros voluntários para limparem o aterro sanitário que ficava perto do cemitério. O serviço seria para deixar a cidade em perfeita ordem para a comemoração do Memorial Day, onde ocorrem homenagens para os soldados mortos em guerra. Como de costume, os bombeiros atearam fogo no entulho espalhado pelo aterro para fazer a limpeza. Infelizmente havia uma rachadura no solo, e as chamas tomaram de conta do subterrâneo da cidade. 
   A queima do aterro sanitário, atingiu a mina de carvão abandonada. O fogo se alastrou pela mina, que tinha como extensão todo o território da cidade, liberando gases tóxicos. Devido ao calor gerado, mais incêndios foram tomando de conta da cidade, e os moradores foram obrigados a evacuar Centralia.

Todd Domboski ao ado do buraco que se abriu no jardim da
sua casa
    Outros fatos também assustaram os moradores. O dono de um posto de gasolina fechou as portas em um ato desesperado de sobrevivência, ao descobrir que o tanque no subterrâneo do posto estava a mais de 75ºC.

    Em 1981, Todd Domboski, um garoto de 12 anos, caiu em um buraco de 46 metros de profundidade que surgiu de forma repentina sob seus pés. Só foi salvo graças a seu primo, Eric Wolfgang, que conseguiu tirá-lo do buraco rapidamente. O garoto relatou que sentiu-se como se estivesse caindo no inferno.
Centralia
     Hoje a atmosfera na cidade é tensa e hostil, mas moradores e ex-moradores contam que antes do incêndio Centralia era tranquila, sem violência. Não há mais cheiro de enxofre no ar e o solo não é quente ao toque. Prevê-se que sem a intervenção, Centralia ainda irá queimar por mais alguns séculos, pelo menos, e que o fogo já teria se espalhado para a cidade adjacente de Byrnesville. Transformou-se em um limbo, antes do inferno.

   Em 2002, a companhia de Correios dos Estados Unidos revogou o CEP da cidade (17927). Desde então, Centralia passou a não mais existir de forma legal. Em 2009, os moradares que insistiam em continuar em suas casas, foram obrigados a deixá-las. Centralia é apenas um nome para uma cidade que não mais existe legalmente.


“CUIDADO – PERIGO. Fogo em mina subterrânea.
Andar ou dirigir nesta área pode resultar em
ferimentos sérios ou morte.
Gases tóxicos presentes. Terreno propenso a colapso súbito.”
    Em 2007, foi estimada uma população de 9. Já em 2012 eram apenas 4 habitantes.













3º Pyramiden

Pyramiden

Fundada em 1910 pela Noruega, a cidade faz parte Arquipélago Svalbard. Pyramiden era uma mineradora de carvão, que em 1927 foi vendida para a União Soviética (Rússia)

Durante 80 anos a cidade forneceu o carvão que aquecia centenas de casas do país.
Pyramiden foi construída para mostrar que o modelo socialista poderia dar certo. Alimentação gratuita, escolas, bibliotecas, quadras poliesportivas, cinemas e teatros eram apenas alguns dos benefícios para seus habitantes fixos. Pyramiden, que tinha 1000 habitantes, foi abandonada em 10 de janeiro de 1998.


PyramidenEm certa manhã de 1998, sem ninguém esperar, foi dado um aviso para que TODOS os trabalhadores fizessem suas malas pois a ilha seria abandonada imediatamente. Devido ao isolamento desta localidade, até hoje boa parte dos prédios permanece em perfeitas condições de serem habitadores, a não ser pela falta de calefação, essencial nesta parte do planeta. Mas existe uma versão “não oficial” desta história...
Alguns acreditam que esta versão apresentada pelo governo russo é mentirosa. A exploração do carvão seria apenas uma fachada, e na verdade a cidade teria sido construída para explorar um estranho portal encontrado no interior de uma das montanhas da ilha em 1928. Sustentando essa versão, uma foto muito polêmica foi divulgada no ano de 2009. Essa foto mostra um estranha construção encrustada no gelo, algo parecido com uma colméia de abelhas que na verdade seriam os portões para uma cidade subterrânea construída por uma civilização desconhecida. No verso da foto está escrito em russo.
“Nosso último e solene momento, antes de enterrarmos o portão e toda a verdade com ele. Pyramiden, Spitsbergen, 1928”.

 2º Prypiat

Acidente Nuclear

Em 28 de Abril de 1986, o mundo foi abalado com a notícia do maior acidente Nuclear da história. Até 2011, o título de maior desastre pertencia a Chernobyl, neste ano, o acidente de Fukushima tomou o título. No entanto, com as tecnologias avançadas, o recente desastre foi bem mais controlado. Em Chernobyl, o bloco de grafite em que se encontrava o combustível nuclear explodiu, jogando rapidamente muito material radioativo direto na atmosfera, sem contenção alguma.

Há um raio de 30km de Chernobyl, todas as cidades tiveram que ser abandonadas.abandonadas. Prypiat foi uma delas. Os seus moradores tiveram que daixá-la da noite para o dia.

Prypiat
Memorial em homenagem às vítimas
Ao contrário do que alguns imaginam, a exposição à radioatividade não depende apenas de sua intensidade, ela é cumulativa, então, pode-se receber uma dose muito alta por pouco tempo, sem que ela seja (imediatamente) fatal. Por exemplo, uma dose de 1250 millirem (a unidade em que é medida), em um curto período de tempo, aumenta em 0,1% as chances de alguém desenvolver um câncer. Uma dose de 500.000 millirem em um espaço igual ou inferior a 5 horas, é fatal.
No momento do acidente, ocorrido durante um experimento mal sucedido, Chernobyl liberou 5600 millirem POR SEGUNDO, ou seja, aqueles que estavam próximos só precisaram de 90 segundos para serem bombardeados com uma dose fatal de radiação.

O prédio novo foi construído por volta de 2005/ 2006 para servir de apoio às esquipes que trabalharam na desativação da usina.

Antes do acidente, Prypiat contava com certa de 50.000 habitantes. Além da usina nuclear, quatro fábricas faziam parte da economia local.

os níveis de radiação no local diminuiram 90% ainda no primeiro ano. Hoje, os locais com maiores níveis de radiação, são alguns pontos da Floresta Vermelha que emitem cerca de 1000 millirem/hora.


Esses carros de bombeiros nunca voltaram para as garagens, e nem quem os conduziam voltaram para seus lares. Os bombeiros foram os primeiros a chagarem a usina, momentos depois do acidentes. Por pensarem que se tratava de um incêndio 'normal', não houve preparo. Em menos de dois minutos todos morreram.

1º San Zhi


San Zhi ocupa o 1º lugar do ranking, tanto por ser fantasma, quanto por ser sinistro.

San Zhi é um complexo que fica em Taiwan no meio de florestas e morros.
Ele foi planejado nos anos 80 para ser um refugio, onde os ricos de Taiwan iriam tirar suas férias de luxo.

Arquitetado como um resort turístico de cinco estrelas no norte de Taiwan, a cidade futurista de San Zhi foi abandonada antes de ser acabada.

Mesmo antes de estar pronto, o lugar foi abandonado as pressas pelos construtores, porém o motivo disso jamais foi revelado. Muitos acreditam que diversas mortes sem explicação recaíram sobre as pessoas que estavam trabalhando no local, chegou um ponto que a coisa ficou tão séria que a empresa encarregada do projeto, simplesmente desistiu e foi embora, deixando tudo do jeito que estava para trás.

Os moradores da região apelidaram as acomodações futurísticas de OVNI's. E as lendas contam que espíritos de crianças comem a alma de quem se atreve a se apropriar daquelas terras. Na Wikipedia também é citado uma das lendas que falam sobre uma maldição, pois no local da obra haveria uma estátua sagrada, de um Dragão Chinês, que teria sido removida para a construção do Resort. Existiram rumores de que mais de 20.000 esqueletos haviam sido encontrados durante a construção e que o local também teria sido palco de diversos homicídos na história da região.

Em 2010 o local foi demolido, mas algumas imagens ainda permanecem disponíveis no Google Maps.
imagem

imagem

imagem


imagem










13 comentários:

  1. Thaaaay, realmente assustador. HAHAHAHAHA
    Não sabia que existiam tantas cidades fantasmas assim =O
    São curiosidades bem legais mesmo! Eu sempre quis conhecer Silent Hill, confesso. HHAHAHAHAH
    Adorei a postagem. A semana de Haloween está realmente recheada *o*
    Parabéns!!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  2. Centralia já arrepia todos os fios de cabelos com essa névoa , realmente parece a cidade do Silent Hill e na verdade não gosto daquele jogo sangue e sujeira para todo lado hehe . Adorei a postagem.
    beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Não conhecia essas cidades e não passaria um dia lá SHUAHSUAHSUAHSUA
    Mas gostei do seu empenho em pesquisar sobre eles ;D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, amei sua matéria! Que perfeita! Apesar de ser medrosa sou muito curiosa! Gostaria um dia de visitar uma dessas cidades! Eu não sabia que a cidade de Silent Hill! Mas essa do gás é terrível mesmo! Imagina só, morrer de uma hora para a outra? Que horror!
    bjus
    Visite:Amor Romance

    ResponderExcluir
  5. Prypiat e Centralia <3
    Sou encantada, na medida do possível, com a história de Chernobyl. Já assisti documentários e indico a todos que assistam também. El serve de alerta a nós o quanto podemos ser perigosos.
    Tirando essas duas cidades, não conhecia nenhuma das outras.. mas achei birrara essas cidades que foram construídas para não serem habitadas.. a da angola é inaceitável!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaynara, tudo bem? Eu não sabia que existiam tantas cidades fantasmas. Gostei de conhecer e saber da história. Bem sinistro.. Hahahahahahaha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. Coisa mais esquisita essa primeira cidade, o povo parece que não pensa, construir uma cidade em que ninguém do lugar vai ter condições de morar... aff... E essa sétima cidade (o primeiro lugar) é realmente sinistra, para pararem de construir algo que ia dar um lucro imenso com certeza algo muito assustador aconteceu. A história que achei mais louca foi a de Pyramiden, coisa mais estranha.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Fiquei com muito medo da cidade que ficou em primeiro lugar San Zhi, a cidade é linda, o lugar ficou bem legal, mas abendo sobre todas essas mortes, eu nem chegaria perto! Não conhecia nenhuma das cidades e goste muito de aber da historia de cada uma delas! Fico me perguntando qual a a necessidade de construir uma cidade sabendo que ninguém irá morar, muito chato né!

    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer cada uma dessas cidades, mas principalmente a sexto lugar (bem ao clima medieval), a terceira, segunda e primeira! Muito legal saber mais um pouco sobre isso tudo. O que mais me impacta foi o acidente de Chernobyl. É assustador como essas cidades ficaram, me lembram um pouco a ambientação de TWD. E eu queria passar por lá e saber o quão sinistro é de fato.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Mas um post de halloween incrível *o*
    Bom, eu não conhecia essas cidades fantasmas, na verdade conhecia só Prypiat, que é a mais famosa, mas adorei conhecer as outras. Kilamba parece ser tão bonita, mas esse preço ai fica difícil até para quem não pertence a população do país, né? kkkkk Esses prédios todos coloridos dão um toque bonito na paisagem, eu gostei ooo/ A Copehilh Down tem umas construções lindas e o formato que as casas fazem ficou bacana kkkkk Uma pena essa vila ser fictícia :c Centralia eu também não conhecia e achei bem interessante, cada acontecimento ruim, em? Eu não ficava mais nessa cidade nem se me pagassem e ainda teve gente que ficou, povo corajoso kkkkk Imagine só morar em uma cidade assim com uns 3 vizinhos só, isso se não for uma família de três, seria horrível e apavorante G.G A história de Pyramiden é um tanto misteriosa, em quem acreditar e esse portão ai existe mesmo ou é só ficção da cabeça das pessoas? Quem dera eu ir lá conferir, embora acredite que iria morrendo de medo do que poderia encontrar no caminho kkkkk Prypiat eu conheci por causa do meu professor de física que contou a história, até assisti um filme com o nome Chernobyl, meio fictício ele, mas achei bacana kkkk Gente, e esse San Zhi ai? que formato engraçado, mas tem uma história bizarra em? Vai saber o que aconteceu realmente nesse lugares, credo, ainda bem que foi demolido.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. OMG!
    Estou adorando seu especial de Halloween, porque eu nunca sei de nada, é tudo novidade pra mim rsrs
    Não sabia sobre essas cidades fantasmas, mas tem umas que são bem legais eim, parece ótimo para morar hhahhahha
    Prypiat parece cidade de Zumbi :o kkkkkkkk

    Ficou ótima a postagem, e adorei as informações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Dessas cidades eu só tinha ouvido falar em Fordlândia e Silent Hill. Deve ser bem esquisito um lugar todo estruturado sem ninguém pra habitar. O único que entendo é Copehill Down porque tem um objetivo específico de treinamento militar. O resto é falta de planejamento mesmo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Thaynara,
    menina quanta cidade fantasma? A maioria delas eu não conhecia, somente uma ali a Silent Hill. E ainda sim, conheço a historia por cima por causa de alguns filmes. rs
    Mas as outras, eu nem sabia a historia e muito menos o porquê. Gostei muito de todas, mas tem uma que ficou batucando aqui na minha cabeça a Shan Zhi, a historia parece bem peculiar e não entendi direito o motivo, mas vou procurar a saber mais.
    Estou amando esta semana halloween aqui, estou conhecendo historias que eu nem sabia o motivo ou nem sabia que existia.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D