Resenha #17 - A Mulher de Preto (Susan Hill)


   Oooi leitores, terminei hoje a tarde o primeiro livro da Maratona literária, confesso que tinha muitas expectativas e elas não foram correspondidas.


   O livro é tão dinâmico, tão legal, que dormi durante a leitura hahah.
Existe o filme do livro, que é mais dinâmico e não dá tédio.

   O livro começa em uma véspera de Natal, onde Arthur está reunido com sua família. E como tradição, os filhos de Esmé (esposa de Arthur) começam a contar histórias fantasmagóricas. Quando chega a hora do patriarca contar alguma estorinha ele simplesmente pira, e sai correndo, pois o que ele guarda dentro de si, não é apenas uma 'história para boi dormir' é real, ele viveu, sentiu todas as sensações de ser assombrado, e tinha que viver com aquele medo até hoje.
   Mas depois de pensar e repensar sobre o assunto, chegou a uma conclusão "Para superar um fantasma do passado, você precisa enfrentá-lo".



   Logo após o fim da data festiva quando os filhos foram embora, ele começou a escrever uma carta, que torcia para que Esmé só a encontrasse quando ele já estivesse morrido.

   Tudo começou quando a Sra. Alice Drablow morreu e Arthur foi enviado para a cidade de Crythin Gifford para cuidar do enterro e vasculhar a casa do Brejo da Enguia e ver se encontrava algum documento importante sobre a propriedade (ele não tinha nenhum parentesco com a defunta, era apenas o advogado).
   Ao chegar a pequena cidade, sempre que tocava no nome da falecida Sr. Drablow e da casa do Brejo, um ar de medo e suspense surgia, ninguém naquele lugar sentia-se a vontade para falar sobre aquele assunto. No enterro de Alice, apareceu uma mulher usando um vestido preto e um chapéu com um véu que cobria o rosto na mesma cor do vestido. Arthur teve vontade de conversar com a mulher para saber se ela tinha algum parentesco e talvez pudesse ajudá-lo com a papelada.  

- Diga-me, aquela outra mulher... - eu disse ao alcançá-lo. - Espero que consiga chegar bem em casa... ela parecia incrivelmente doente. Quem era ela?
 Ele franziu a testa         
- A jovem com o rosto abatido - insisti -, no fundo da igreja e depois no cemitério, a alguns metros de nós.         
O Sr. Jerome parou de repente. Ele me encarou.         
- Uma jovem?         
- Sim, sim, com a pela esticada sobre os ossos, eu mal podia olhar para ela... era alta, usava uma espécie de touca... Suponho que fosse para tentar esconder o rosto o máximo possível, coitada.       

- Eu não vi nenhuma jovem. 

   A casa do Brejo da Enguia ficava em uma parte isolada da cidade, e ficava bem mais sinistra quando a maré subia e impedia que alguém passasse pela "Passagem das Nove Vidas", ou seja, quem estava na casa quando a maré subia, não podia sair até que a mesma baixasse. #Tenso
   Como teve que ir para o brejo e voltar para a civilização de Crythin diversas vezes, decidiu então, se hospedar o tempo que fosse necessário na misteriosa casa.
    Durante a estadia, a misteriosa e sinistra mulher apareceu apenas uma vez, embora sua presença pudesse ser sentida. O barulho de um pônei puxando uma carroça e uma criança gritando desesperadamente atormentava Arthur todas as noites.

  Esses sons, seriam apenas frutos da imaginação de Arthur que se via cercado pelos mistérios da mulher de preto?

   Bem, lhes digo que não, em um passado bem remoto houve uma grande tragédia familiar no Brejo, e suas vítimas parecem não ter descansado em paz. Arthur se ver envolvido de livre e espontânea pressão em um mistério que envolve gerações da família Drablow, onde os mortos fazem estragos irreversíveis em seres reais.

Opinião: O livro tinha tudo para ser uma história de deixar o leitor com os cabelos em pé e com muitas noites sem dormir, e nas que conseguissem, seria o sono inquieto dos amedrontados. Mas faltou da autora um pouco mais do terror (que no filme foi muito mais retratado). Quando a mulher de preto aparece, é um sinal que algo de ruim está prestes à acontecer, mas no livro você só fica sabendo disso nas últimas páginas, quando o Arthur sofre na própria pele a desagradável visita da lady in black. Quem assistiu ao filme ou leu ao livro sabe do que estou falando, e também sabe que no filme, a maldição que acompanha essa mulher está presente nas cenas iniciais, digo, assim que Arthur pisa no solo de Crythin Gifford.




Faltam 3 livros para atingir meu objetivo
Faltam 6 livros para atingir o objetivo da Maratona.

27 comentários:

  1. Oi, Thaynara!
    Não assisti e nem li, mas, pelo o que você falou, me pareceu ser bem bacana!
    Uma pena não ser tão aterrorizante ou dinâmico.
    Me interessei, mas acho que vou ficar com o filme, mesmo!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler ao livro antes, talvez o ache interessante. E depois quando for assistir ao filme, verá que o terror, o sombrio foi bem mais explorado. Caso leia ou assista, passa aqui e diz o que achou.

      Bjoooos!

      Excluir
  2. É chato quando um livro tem tudo pra ser bom, mas dá em nada. Eu tenho medo de assistir o filme, sou muito medrosa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, não é muito assustador, só é mais que o livro, mas nada demais se você gostar do gênero.

      Bjooos!

      Excluir
  3. Oi Thay, que bom que já leu o primeiro livro da maratona, e que pena que foi um livro que decepcionou.

    Bom, como já tinha dito no outro post, não gostei muito do filme, e agora que definitivamente não irei pegar o livro. Mas sua resenha está muito boa, parabéns!!

    E qual será a música para ele!? #curiosa

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não gostei do livro pelo fato de já ter visto o filme, e com isso, havia criado muitas expectativas que infelizmente não foram correspondidas. Enquanto a música, deixarei para revelar apenas dia 15 *-*
      Para pôr os livros que li, as respectivas músicas, o motivo de ter escolhido e colocar o link para que vocês possam conhecê-las.

      Aaah! Comecei a ler " O Segredo do meu Marido" hoje, confesso que não consigo mais parar, até agora, tem superado em 10355830662417859% as minhas expectativas.

      Bjoooos!

      Excluir
  4. Oi Thaynara!
    eu assisti o filme desse livro e confesso que não gostei u.u
    agora, de acordo com a sua opinião, acho q iria gostar menos ainda do livro né? rsrsrs uma pena!
    beeeijo e boa sorte na maratona ;)
    Carol P.

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ver ao filme primeiro foi o nosso erro, no meu caso, nem sabia que o filme havia sido inspirado em um livro o.O
      Vi por acaso quando estava pesquisando livros de suspense no Submarino.
      Mas se tiver a oportunidade leio ao livro. Pode ser que você goste.

      Bjoooos!

      Excluir
  5. Eu queria ler esse livro, mas ele vai pra minha lista de "não ler" agora, odeio livros parados.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, pode ser que você goste, caso tenha oportunidade, leia! E diz o que achou. Amoooo debater sobre livros *---*

      Bjooos!

      Excluir
  6. Nunca tinha lido uma resenha tão sincera kkkkk amei.
    Parabéns pela coragem de assumir o quão tedioso foi sua leitura.
    Já assisti o filme, nesse caso, passarei bem longe do livro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk a parte de demonstrar a opinião do livro é fácil, difícil é fazer com que as pessoas não mudem de opinião. POR ISSO LEITORES DO VIVENDO EM LIVROS, CASO TENHAM OPORTUNIDADE LÊ-LO, LEIA. E VAMOS FAZER UM BATE-PAPO LITERÁRIO \O

      Bjooooos!

      Excluir
  7. - KKKK, eu ri com a parte do "O livro é tão dinâmico, tão legal, que dormi durante a leitura", já comecei a gostar da resenha nessa parte, rsrsrs.
    Achei a proposta do enredo bem interessante. Nunca tinha ouvido falar desse livro, até parece interessante, mas acho que não irei lê-lo por dois motivos óbvios: primeiro que eu detesto ideias mal explicadas nos enredos, coisa que acontece no livro com relação as aparições da mulher de preto, como vc explicou; e segundo porque é terror e se eu for assistir o filme pra gostar mais do livro, vou me borrar de medo, kkkkk.
    Sua resenha ficou excelente, parabéns! Me preveniu de comprar um livro ruim, rsrsrsrs. Talvez um dia eu crie coragem para ler, quem sabe né!? Mas só me arriscarei se encontrar o exemplar num sebo :3

    Beijos, Nat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk owmm mllr' gosto tanto de Terror *--*
      Dou muito valor aos filmes do gênero, tem cenas bem previsíveis (quem assiste muito filme de terror ou suspense sabe do que estou falando) mas tem outras que MEU DEUS! ME AJUDE! kkkkk da vontade de fechar os olhos e só abrir quando o sol nascer.
      Enquanto ao livro, bem.. foi minha opinião kkkkk pode ser que você goste. Caso tenha a oportunidade lê-lo, leia!! =D

      Bjoooooos!

      Excluir
  8. Meeeu Deussss, seua resenha despertou meu interesse viu? Olha, ver o filme é algo fora de cogitação para mim (por ser TERROR), mas eu não deixarei de ler o livro não, por motivos de: Eu estou morta de curiosidade. Adoro ler livros diferentes do habitual! Enfim, obrigadoo Thay!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você vai ler ao livro \O
      Quero muito saber o que você achou, não esqueça de voltar aqui para me contar ;)

      Bjooooos!

      Excluir
  9. Já assisti o filme e fiquei com medo, por isso tenho receio de ler o livro... pois normalmente o livro é melhor. Mas, parece que esse foi uma exceção. kkkk
    Fiquei curiosa agora, irei lê-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, mas não esqueça de voltar aqui para debatermos ;)

      Bjoooooos!

      Excluir
  10. "O livro é tão dinâmico, tão legal, que dormi durante a leitura hahah.
    Existe o filme do livro, que é mais dinâmico e não dá tédio." Achei muito engraçado kkk Eu nunca me interessei pelo filme e acho que no fim estava/estou certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk owmm mllr' me sinto na obrigação de falar com sinceridade para vocês, e INfelizmente foi isso que achei do livro o.O

      Bjooos!

      Excluir
    2. E isso é bem legal pq tem blogs que nem sempre falam a verdade.
      Beijos

      Excluir
  11. Acho essa capa fantástica!!!
    Conheci o livro por causa do filme. Porém, ainda não li nem assisti. Quero ler primeiro, mas tenho medo desses livros de terror! kkkkkkkkkk
    Faz tempo que tenho-o em e-book, mas e a coragem??
    Mas eu nunca tinha lido uma resenha do livro, (só do filme) gostei bastante, parece não ser TÃO assustador, quando eu der uma aliviada na minha wishlist, vou lê-lo.... Ai JESUS....
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, na segunda aparição, você vai sentir arrepio na espinha, e vai ouvir barulhos, e quando olhar, não terá nada kkk #Tenso. Aconteceu comigo, mas eu deixei para lê-lo 3:00 da madrugada. Sempre que possível tento criar o cenário assustador hahah, da mais emoção para a leitura!

      Bjooos!

      Excluir
  12. Capa bonita , mas como vc dormiu ao ler rsrs meio difícil eu querer ler um dia este livro rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk não az o seu estilo, mesmo que eu não tivesse dormido durante a leitura, você também não fosse gostar, talvez.

      Bjooos!

      Excluir
  13. Gostar mais do filme do que do livro. Taí algo que não se ve muito.
    Ainda vou ler esse livro, mas tenho muitos na fila. Bom saber que pode não ser tanto assim, partindo com expectativa baixa não há decepçoes , apenas surpresas ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Não criar expectativas é a melhor maneira de evitar decepções. Acho que você vai gostar, então..

      Bjooos!

      Excluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D