[Semana Especia de Natal] Origem do Natal e suas simbolizações.

Semana Especial de NatalO Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.


As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Semana Especial de Natal

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites. Ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão

presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. 

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Semana Especial de NatalFoi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos à ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.



Fonte: Sua Pesquisa


Semana Especial de Natal



14 comentários:

  1. Tem época do ano mais linda que o Natal? Simplesmente adoro esse clima todo, a espera por Jesus que vai nascer e, claro, estar com a família toda reunida. Adorei o post

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos na minha família, a gente ainda desmonta a árvore exatamente 12 dias depois do Natal, no dia 6 de janeiro, exatamente por ser o dia dos reis magos, mas não sabia que era porque tinham levado 12 dias para chegar até Jesus. A desinformada. E eu achei que a Coca-Cola é que tinha começado com a roupa dessa cor, não sabia que ela tinha apenas espalhado o novo visual. Adorei a postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, adorei o post da semana do natal. Confesso que não sou muito fã dessa data, porque como faço aniversário muito perto (apenas vinte dias antes) ganho apenas um presente. Não que isso importe, mas geralmente a minha família não se reúne. Isso acontecia mais quando a minha avó estava viva. Agora fica cada um na sua casa. Paciência. Adorei o post!!


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Aqui em casa, nós não seguimos muito a risca as tradições, mas minhas avós seguem.
    Gostei de saber algumas curiosidades, outras eu já sabia.

    Te desejo um otimo natal!!

    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu não sou uma pessoa cheia de espirito natalino, mas gosto quando a família se reine (esse ano infelizmente não vai rolar). Sempre li curiosidades sobre a data e quando frequentava a catequese também via algumas coisas a respeito, mas sempre acabo esquecendo :P
    Essa da Coca-Cola é clássica, e sempre que vejo Coca-Cola lembro do Natal e consequentemente daquelas propagandas que eles fazia (não sei se ainda fazem pois não assisti tv) com os ursos. Eram lindas.

    Beijos; Feliz Natal.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Oii Thay, tudo bem? Gostei bastante do post... algumas coisas eu não sabia, e adorei saber mais sobre a data.

    Aproveito para desejar Feliz Natal para você e toda a sua família!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei a postagem mostrando a origem dessas tradições natalinas, já conhecia algumas como a da roupa do papai noel e outras foram bem legais de conhecer <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Ooooown! Eu amo Natal! Mesmo sabendo que algumas tradições não condizem com o verdadeiro significado, eu gosto. Claro que valorizo muito mais os símbolos cristãos, que representam o motivo do Natal, como o presépio e os anjos. Mas é uma época linda, que por si só já traz uma alegria imensa.
    A gente sabe que não é a data mesmo do nascimento de Jesus, mas a representação me alegra, emociona e encanta.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei o seu post, muita gente comemora o Natal, mas não sabe muito bem sobre a história dele, da árvore e do Papai Noel, né? Eu mesma não sabia de algumas coisas que você falou no post e adorei ficar sabendo. Essa coisa do Natal antigamente durar até 12 dias era algo que eu não sabia, por exemplo. A árvore de Natal é algo muito bacana, eu adoro, mais ainda aquelas bem grandonas toda decorada, é algo tão alegre, né? E o presépio já é algo que em casa não costumamos fazer, na verdade acho que é algo mais difícil de se encontrar, né? Aqui na minha cidade tem uma casa que sempre faz o presépio na frente e como o portão não é fechado, todos podem ver, mas que eu saiba é só essa casa que monta presépio. Enfim, o post ficou muito bom mesmo *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei saber mais sobre o Natal. Na minha casa não temos costume de montar árvores. Apenas colocamos os picas-picas. kkkkkkkk. Também não sabia que os reis magos levaram 12 dias pra chegar até Jesus, foi uma informação nova para mim.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OiThay,

    Eu amo o mês de Dezembro e os festejos Natalinos que para mim representam a FAMÍLIA, gosto muito disso. Você trouxe muitas curiosidade desconhecidas para a maioria das pessoas, eu conhecia porque acabei pesquisando ao longo da vida. Aqui em casa tem enfeites em todos os ambientes e portas, hahaha, nem gosto do Natal, não é? hahahaha;

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ahhh, a coca cola foi espertinha hein hahahaha
    O natal é a época mais linda do ano pra mim, além de todos os motivos religiosos e de estar junto com a familia, é uma época em que as pessoas parecem estar mais felizes, sei la. Para ficar perfeito, só faltava nevar por aqui =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Gostei bastante do post, esses dias mesmo estava lendo sobre a origem do Natal após haver um certa discussão sobre ela em um grupo de cinema do qual participo. Acho bacana todos os sentidos e significados que a festa traz e as tradições também são bastante curiosas e interessantes.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaynara.
    Excelente post, é importante sempre lembrar o verdadeiro sentido da data.
    Eu adoro toda decoração natalina, mas na verdade não tenho a menor paciência pra enfeitar uma árvore de natal.
    E a coca-cola realmente não perde tempo rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D