[Resenha #29] Crônicas Românticas e outras histórias (Talita Facco)


Nome: Crônicas Românticas e outras histórias
Autor: Talita Facco
ISBN9788582734360
Página: 72
Editora: Editora Multifoco

Sinopse: Crônicas românticas e outras histórias reúne dez textos sobre o cotidiano de casais e adolescentes em diversos momentos do ano. Tudo isso com uma linguagem super jovial e cotidiana leva a nos identificarmos com os acontecimentos das histórias e com seus personagens.


O título do livro diz tudo, em um primeiro momento a autora nos presenteia com um par de belos jovens recém-casados, que a cada nova estação do ano, eles amadurecem, e fica perceptível que o amor não falta entre eles. Pequenas ações me fizeram os amar. Como por exemplo, todo dia na hora do almoço (quando ambos têm folga) eles vão para a pracinha tomar sovertes juntos e olhar o corre corre de pessoas pela calçada. Uma atitude simples, que achei fofa, e que com certeza faz toda a diferença em um relacionamento.

As outras histórias são aleatórias em datas festivas do ano, mas não deixam de serem fofas e românticas. Tem o dia das mães, onde há uma trégua no relacionamento conturbado entre filho e mãe. Tem o Natal, que particularmente, foi o que eu mais gostei. Onde o marido presenteia a esposa com um colar, no qual o pingente é algo que ela muito ama.

A escrita da autora é simples e deliciosa, o que fez a leitura fluir naturalmente. Com isso, ficou um gostinho de quero mais, já que o livro conta apenas com setenta e duas páginas (choro). Em alguns contos, tive vontade de viver o que estava escrito. Bem nostálgico, mas fazer o quê? O livro chegou em minhas mãos em um dia nublado, e com aquela sensação de que a qualquer momento poderia cair uma chuvinha.

Os personagens são bem construídos, mas não temos intimidade com eles, e não são marcantes, pois não há tempo, são contos bem pequenos, mas que no ato da leitura deixa um gosto de "Poxa Talita, quero mais". Não vou negar, que fiquei esperando pelo drama da história, pela briga do casal perfeito. E não aconteceu. Mas não quero personagens infelizes. Nada melhor que a reconciliação, baby. ;)


O que gostei muito mesmo do livro, foi a N-E-V-E presente nas cenas. Elas são tão... paz. Esse romântico fenômeno da natureza não acontece na minha Teresina.





19 comentários:

  1. Oi, Flor! Tudo bom?
    Gosto de romances e assim como você, adorei esse momento em que o casal tira pra ficar juntos, conversar, relaxar com um sorvete. Ando com a ideia ultimamente de que, os melhores livros tem poucas páginas e quando acabamos, ficamos sem saber o que fazer. Sendo um livro sobre crônicas, não ficamos apenas em uma única história, mas exploramos várias e em situações totalmente diferentes. Quem não iria gostar de viver um desses momentos tão românticos não é? Vou colocar o livro na minha lista e anotar sua dica com carinho!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Que delicia esse livro :') Fiquei imaginando a tranquilidade do casal em cada estação, o sorvete na praça, a cumplicidade... Também imaginei a trégua da mãe e filho, o presente de Natal, a neve... Esse livro parece muito emocionante, simples e singelo em suas narrativas :') Fico feliz que você tenha gostado da leitura, e é ma pena que tenha acabado tão rápido T_T


    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaynara.
    Eu sempre comento por aí de boca cheia que não gosto de ler contos - e é verdade - mas esse me deixou com uma vontade de ler.
    Eu não costumo ler contos justamente por causa dessa ideia de não conhecer tão bem os personagens, a não existência de tempo para as brigas, conflitos, e momentos que marcam para sempre a vida de um leitor. Mas às vezes basta simplesmente ler uma pequena história bonitinha apenas para alegrar o dia,

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Eu não conhecia o livro. Gosto de livros de cronicas e contos, minha unica reclamação é o fato de ser curtinho, acho que isso que nos chateia. Não gosto de personagens infelizes também, mas confesso que não acredito em casais perfeitos.
    Leria o livro por gostar de contos, uma pena que os personagens não são tão marcantes :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro, mas crônicas me chamam muita atenção, e pretendo ler o "Crônicas românticas e outras histórias" algum dia.

    Abraços, Mr. Souza || Small Scribble

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thaynara!
    É justamente por isso que vc falou que não gosto de contos: os personagens não são profundos e não há tempo de vermos os defeitos deles. É tudo muito rápido, fica em mim aquela sensação de ilusão. Mas gostei da proposta do livro. Talvez um dia nublado, quem sabe?
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Thay não conhecia a autora, essas crônicas que destacam gestos simples mas que dizem e fazem muito pela relação me deixou curiosa para ler. Já entrando em minha lista . O tema escolhida pela autora é perfeito . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Thay, tudo bem
    Que fofo!!!!!! Adorei esse gesto deles. E a neve presente em todas as cenas deve ter dado aquele toque especial!!!!!!!Eu sou mega romântica, achei esse livro parecido com um filme que eu vi, que contava ao mesmo tempo, a história de várias pessoas e no final, essas histórias eram ligadas de alguma forma. Nesse livro em particular, a autora não ligou as hsitórias, mas deve ser tão emocionante quanto o filem que eu vi.
    Gostei muito da sua dica. Sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo, queria dizer que sou louca pra ver neve... rs...

    Quanto ao livro, não curto contos, às vezes abro exceções, mas esse livro não me interessou o suficiente para isso acontecer. E sei lá, acho que daria para as personagens serem marcantes, mesmo com os textos curtos... eu esperaria por isso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Gosto de crônicas, contos e afins. Mas não me senti muito atraído pelo livro. As temáticas abordadas não me atraem muito, são raras as exceções, fiquei apenas curioso para conhecer a escrita da autora, mas ainda assim acho que não leria.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Thay, tudo bem? Bom, deve ser realmente uma delicinha ler esse livro em uma tarde chuvosa, e achei bem legal, mostrando o amor em diferentes tipos e em diferentes épocas do ano. Por ser contos bem curtos, realmente não chegamos a sentir aquela identificação com as personagens, por mais que sejam bem construídos... e sempre fica aquele gostinho de quero mais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Adoro crônicas e contos rápidos, por isso acho que iria adorar a leitura do livro. Saber que são tramas leves e fofas também me anima. É bem bacana alimentar seu lado fofo e carinhoso com livros assim.
    Achei muito legal a sua resenha e tudo que você mencionou sobre o livro e como as estórias são intercaladas, enfim.. Gostei bastante e toca aqui, colega. Neve na Bahia? Nem em sonho!! hahaha

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acho que é a segunda resenha deste livro que leio :3 Mesmo sendo tão curtinho eu sempre fico com vontade de lê-lo. Acho que estou precisando de uma leitura leve e gostosa *-* Que nem essa. Adoro livros que nos dão uma sensação de nostalgia *-* bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, neve *-*
    Tenho me aventurado com alguns contos, mas eles sempre nos deixam querendo mais né? Não é uma sensação que eu goste muito rs
    A capa do livro está linda, e pelo visto a proposta foi atingida, cheio de contos fofos e cheios de sentimentos =)
    Sucesso para a autora.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi, Flor!
    Sabe não sou muito fã de Crônicas. É muito difícil me sentir presa nelas. Não sei, acho que falta intensidade nos personagens. Mas amo romance, então eu meio que adorei tudo o que você falou. Eu sei que não vou ler esse livro, mas gostei muito da sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem?

    Também adoro romances e cronicas são sempre bem vindas. Leitura rápida e super agradável. Bom saber que os personagens desse livro são bem construidos.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Thay,

    Gosto bastante de contos e românticos então, nem fale! Bom Acho que eu curtiria ler este livro que tem personagens bem construídos como você escreveu e nesta época do ano amo ler coisas referentes ao Natal, como tem um conto de Natal, já está na minha lista.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Thaynara!
    Adorei a sua resenha! Muito obrigada pela participação no booktour! PArabéns pelo blog! E mais uma vez obrigada!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia essa história e o livro pareceu legal, assim, não é um livro que eu fiquei desesperada para ler. Mas posso ler um dia.
    Gostei da sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D