[Semana Halloween] Origem do Dia das Bruxas




Olá pessoas, passamos uma semana inteira falando sobre Halloween, mas de onde vem esse termo? E como surgiu a cultura do "Doces ou Travessuras?"

Dia das Bruxas é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados UnidosCanadáIrlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas.

A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão(samhain significa literalmente "fim do verão").
A origem pagã do "dia das bruxas" tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco se sabe sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhan eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra". Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a

festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve"All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Doces ou Travessuras?

Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling, em que crianças iam pedindo pelas portas um bolo, o "bolo das almas", em troca, faziam uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo. Essa tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat), que teve possivelmente origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu-se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: "trick or treat" (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais.





11 comentários:

  1. Oiê... tudo bem???

    Nossa eu sempre gostei do Halloween, mas nunca tinha parado para saber como deu inicio a isso tudo rs.... Bom percebi as diferentes culturas que foram passadas para chegar até essa data e sua comemoração o que me leva a crer que engloba vários títulos além do dia das bruxas.... Adorei saber um pouco mais... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay, tudo bom?!

    Trabalhei com a minha turma o tema, então tive que pesquisar antes para passar para eles. Gostei bastante do seu post. É muito interessante ver a origem do que é comemorado no mundo todo. Adorei saber um pouco mais.

    Beijos, Rob.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, tudo bem? Nossa, eu vi um vídeo sobre a origem do Halloween e tem algumas coisas bem diferentes no seu texto, é bem legal isso... essa mesclagem de origens e tudo mais. Pena que aqui no Brasil não temos o costumo de comemorar, acho bem legal essas datas culturais. Achei interessante a adaptação dos nomes até chegar ao que é hoje.

    Adorei o post.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dessa história não! Achei legal tudo ter começado com a cultura celta, os livros de uma série que eu leio (Sevenwaters) têm essa cultura como pano de fundo, então sobre o Samhain eu já tinha lido um pouco. Mas muita coisa na sua postagem foi completamente nova para mim. Particularmente, eu achei muito mais legal isso de que as pessoas pediam bolo e em troca faziam uma oração, muito mais legal que não ganhar um doce e fazer uma travessura, né?

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay. Tudo bem? Uma pena que nós, brasileiros, não temos o hábito de comemorar o Halloween. Eu adoro essa questão sobrenatural. Já conhecia a história da origem do Halloween.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Ola Thay pena que aqui não temos a tradição de comemorar , com o famoso Doces ou Travessuras , adorei a postagem e saber como surgiu e vem dos Celtas muito bacana aprender mais sobre o tema.

    beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu adoro dia das bruxas e sempre pesquisei a tradição desse dia e os motivos de ter surgido a tradição pagã e como eram os festejos. Isso é muito cultural e bem legal. Não sabia do surgimento do Trick-or-Treat, mas adorei saber como nasceu. Bem cultural seu post! Parabéns ( :

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Thay, eu já tinha pesquisado sobre o assunto e cara, acho muito legal como a maioria das coisas que conhecemos hoje é na verdade o resultado de uma mescla de outras coisas. mas eu não sabia da origem do doces ou travessuras. Achei bem interessante... a gente vê como a história influencia nas coisas. Só queria que a festa fosse mais comemorada no brasil, porque acho ela super divertida.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    O meu sonho é pedir doces ou travessuras na rua, acho que vou me mudar pra algum local onde se é comemorado, e ser feliz por lá! Hahaha eu não conhecia muito sobre essa data e como ela se inicou então conheci muita coisa, com seu post! Goestei muito!

    Mayla

    ResponderExcluir
  10. Olá Thayanara,
    interessante o assunto de hoje que você trouxe. Por que a verdade é a seguinte: Eu não sabia de nada disso. Apenas que as crianças no States saindo de porta em porta pedir doce, e andavam fantasiadas, para que os mortos que vagavam na terra no dia especifico, não o reconhecessem como humanos.
    Engraçado, mas eu pensava que era isso. Contudo aqui você explica direitinho como surgiu e como foi mesclando as culturas para esse dia. Que convenhamos passou por muitas mudanças né.
    Adorei saber mais sobre esta tradição.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  11. Eu amei o post!
    Adorei conhecer mais sobre essa data tão legal, eu adoro e não imaginava que a tradição de pedir um doce tinha surgido na época da perseguição protestante. Fico chateada por não termos o costume de comemorar essa data aqui no Brasil.
    Parabéns pela postagem, muito interessante =)

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D