Resenha #14 - Quem é você, Alasca? (John Green)


• Edição1

• Editoramartinsfontes

ISBN: 9788578273422

• Ano2010

• Páginas: 229  



Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num
colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".




Enredo: Miles, que passou a ser chamado de Gordo pelo Coronel (Chip) como forma de ironia ao seu físico quando se mudou para a nova escola, bem longe do conforto de casa e do aconchego dos pais. Culver Creek é um colégio de ensino médio, lugar onde Gordo esperava encontrar o 'Grande Talvez'. E onde seu futuro amor e colega esperava encontrar a 'Saída do labirinto'
Rápida e diretamente

Alasca é completamente impulsiva, é daquelas pessoas que só agem pela emoção, se mete em encrenca as vezes devido ao seu temperamento. Mas nada que não pudesse ser resolvido com uma conversa. Mas essa característica irritante dela, a torna um ser impossível de ser amado. Gordo não fica atrás. Como seu jeitinho de 'Alasca me ama' 'Alasca é a menina mais linda que já vi' 'Alasca vai terminar com o Jake para ficar comigo' o torna um ser bastante insuportável. Digo, até digno de pena, pois Alasca só era capaz de se amar. O que no decorrer da história pensamos "SERÁ QUE ESSA MENINA SE AMA MESMO OU É APENAS UMA MÁSCARA"?

Mas como é que dois personagens que são impossíveis de ser amado, conseguem fazer com que sintamos tanto por eles?
Simples! assim como Miles, sempre estamos tentando encontrar o nosso 'Grande Talvez' e consequentemente 'sair do labirinto' que nós mesmo nos colocamos. Não há labirinto mais complexo, mais cheios de curvas e ruas sem saída do que o nosso próprio sofrimento.
Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quando elas desmoronarem
Opinião: John Green fez um livro que visivelmente não tem nenhum personagem apaixonante. O que torna a obra especial são os problemas, sonhos, decepções que cada um tem. E é impossível não se identificar com algum. Ao decorar todas as últimas palavras de grandes personalidades, Miles as usa como filosofia em acontecimentos que marcarão "para sempre a humanidade". Mas por que entre aspas?
Por que um dia ninguém vai saber que você existiu.






Já leu o livro? Gostou da resenha? Nos diga o que achou! :)

18 comentários:

  1. Todas as pessoas que eu conheço que leram esse livro se apaixonaram pela Alasca e pelo final. Confesso que estou um pouco apreensiva para ler, pois vejo criticas muito positivas e muito negativas. Gostei da resenha e gostaria de fazer uma pergunta, alguem morre nesse livro? (Apenas traumatizada com A culpa é das estrelas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah.. Quero muito ler "A Culpa é das Estrelas". Suponho eu, que as críticas negativas sejam apenas pelo fato de John Green ter feito a mesma coisa que fez em ACÉDE. ;)

      Excluir
  2. Já li e eu não gostei muito não. O melhor livro do John Green que eu li foi ACEDE.


    sou-tua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro do John Green , não sei irei ler agora , creio que não . Não irei ler Acede também tão cedo , tenho muita vontade de ler esse livro , e Cidades de papel , são dois livros dele que eu piro para ter em mãos .

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma amiga me obrigando a ler kkkk. Acho q vou comprar

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, só acho que ele podia ter passado mais emoção no final

    ResponderExcluir
  6. To lendo (sem spoiler pf) até agora eu gostei, mas ainda estou no iniciozinho então digamos que n dê pra dizer.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li. Minha prioridade agora é 'A Culpa é das Estrelas' pois quero muito assistir o filme e fazer críticas kkkkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ouvi falar muito bem deste livro. Minha amiga leu A Culpa é da Estrelas e até me levou para assistir o filme, gostei bastante e fiquei com vontade de ler, e enquanto íamos para casa ela mencionou Quem é você Alasca? e disse que a estrutura dos capitulos era muito interessante, por se tratar de períodos temporais e não de nomes de capitulos comuns... No fim, acabei ficando com vontade de conferir esse também, hahaha.

    Beijos, Nat :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, com a contagem dos dias, ficamos bem curiosos para saber a que fim aquela contagem vai levar. creio que foi uma jogada de marketing do Green para devorarmos o livro em no máximo dois dias.
      Ainda não li ACEDE e por esse motivo estou evitando assistir ao filme, embora saiba o que acontece no final :/ Depois do filme, o spoiler ficou bem maior e não me deixam esquecê-lo.

      Bjoooos!

      Excluir
  9. ACEDE me traumatizou de uma maneira muito dolorosa! Poréeeeem, acredito que não seja aquilo tudo que as pessoas dizem. Sobre a sua resenha, eu fiquei bemm interessada em "Quem é você, Alasca?", até porque eu adoro o fato de que John Green consegue escrever seus livros sempre de uma maneira diferente, e original, isso que eu gosto nele! Mas enfim, estooou louca para ler esse livro, mas o que eu quero mais ler do John é "Deixe a Neve Cair!"!
    Obrigadoo amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm ainda não despertei meu interesse para ler "Deixe a Neve Cair" e nem outro livro dele que é super comentado "Will & Will". Acho que é pelo fato de eu ter uma extensa lista de desejados e querer adquiri-los primeiro.

      Bjooooos!

      Excluir
  10. Comecei lê-lo faz quase um mês, já to chegando na metade, mas não sei porque, não consigo gostar, sei lá, acho cansativo! kkkkk
    Quero terminar ainda esse mês!
    Espero que seja bom, afinal, os 3 que já li do João Verde kkkk ameeeei ameeei ameei!!!
    Quero amar todos dele! hahahahaha
    bjuuss

    ResponderExcluir
  11. Eu abandonei esse livro... não me conquistou muito, mas pretendo terminar a leitura. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos dois livros dele que realmente quero ler , vi várias resenhas que indicam e ñ posso deixar de conferir *-*

    ResponderExcluir
  13. Se o filme " A culpa é das estrelas " já foi perfeito, acredito que "Quem é você Alaska" não será diferente, principalmente se o John acompanhar as filmagens.

    ResponderExcluir
  14. Não vejo a hora de ter esse livro em mãos *w*

    ResponderExcluir
  15. Quero muio comprar esse livroo !! Adorei a resenha !

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Vivendo em Livros agradece a sua visita =D